Expresso DF começa a operar em fase de testes

quinta-feira, 3 de abril de 2014

O trecho do Expresso DF Sul, que liga o Gama ao Plano Piloto, começou a funcionar de forma experimental nesta quarta-feira (2/4). Além do governador Agnelo Queiroz e alguns convidados, moradores da região participaram da inauguração. O Correio testou uma das viagens realizadas entre as 11h e 14h de hoje.

Para entrar no ônibus com o governador, houve um grande tumulto. Deputados distritais, secretários, amigos e parentes destes se acotovelaram para conseguir um lugar no carro. O veículo, que ainda abrigou profissionais da imprensa e cidadãos que queriam ficar próximos ao governante, viajou lotado, depois de muita confusão para ver quem poderia entrar. Por fim, o último a entrar foi um senhor cadeirante, que não teve dificuldades para embarcar: a plataforma está nivelada com a porta adaptada do ônibus.

No geral, os passageiros mostraram-se satisfeitos com o trajeto, apesar de muitos reclamarem que a circulação na área do Plano Piloto continua difícil. A viagem durou 37 minutos, três a menos que a média prevista. Com o sistema tradicional de transporte, a corrida entre o Gama e o Plano costumava ser feita em 90 minutos. De carro, pode chegar a 120 minutos, em horário de pico.

As viagens de teste foram feitas de forma gratuita - e continuarão assim até o final de abril, segundo o governo. Nove ônibus, com capacidade para 130 pessoas, saíram em intervalos de 8 minutos do terminal Expresso DF do Gama, com destino à Rodoviária do Plano Piloto.

O trajeto feito pelo ônibus em que estava a reportagem passaram pela Estação Granja do Ipê, no Park Way, sem parar, seguindo viagem pelo corredor exclusivo até o Eixão.

De acordo com o Governo do Distrito Federal, o período de teste é necessário para que sejam feitos todos os ajustes técnicos que garantirão a segurança do usuário.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960