Em Fortaleza, Faixas de ônibus serão próximas ao canteiro

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Na próxima semana, a Prefeitura de Fortaleza começa a implantar 10 paradas de ônibus no canteiro central da Avenida Bezerra de Menezes, em virtude do sistema Bus Rapid Transit (BRT). A expectativa é de que, a partir de agosto, os usuários de transporte coletivo do corredor Bezerra de Menezes passem a ter acesso aos veículos, embarcando e desembarcando no canteiro central.

De acordo com o secretário-executivo da Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinf), Roberto Resende, no decorrer dos 3km da Avenida, serão implantados cinco conjunto de estações, onde em cada uma, haverá duas paradas de ônibus em cada lado da via. Conforme ele, para a implantação do projeto, a ciclovia da avenida sofrerá alterações, e o tráfego de ciclista passará por detrás das paradas.

Conforme a Seinf, no mesmo período, o trecho que corresponde ao BRT Antônio Bezerra/Centro, que detém 7km, também estará funcionando dentro do mesmo sistema.

ÔNIBUS SERÃO MODIFICADOS

Na fase de implantação do BRT, as duas faixas mais próximas ao canteiro central serão exclusivas para o transporte público, já as duas faixas próximos à lateral da via, serão destinadas para o trânsito de veículos particulares. “Na faixa mais próxima ao canteiro central, vão trafegar os ônibus comuns; já na faixa da adjacência, vão trafegar os BRT’s, que são veículos articulados com portas dos dois lados e piso baixo”, explicou.

O secretário-executivo ressaltou ainda que o corredor Antônio Bezerra/Centro é a primeira etapa do BRT Antônio Bezerra/Papicu que detém, ao todo, 17km, e está sendo implantado em duas fases. A primeira liga o Terminal Antônio Bezerra ao Centro, por meio da Bezerra de Menezes. “Em outubro, estarão prontos os viadutos das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales. Quando esta obra estiver finalizada, vamos dar seguimento à segunda fase do BRT Antônio Bezerra/Papicu que compreende do Centro da Cidade ao Papicu”.

LINHAS

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), 22 linhas de ônibus urbanas e quatro do sistema complementar circulam na Avenida Bezerra de Menezes, transportando, por dia, cerca de 136 mil passageiros.  Conforme a Prefeitura de Fortaleza, além dessas ações que objetivam priorizar e dar celeridade ao transporte público em Fortaleza, mais 70km de corredores expressos de ônibus serão instalados. Os recursos para a implantação do projeto foram liberados pelo governo federal, no montante de R$ 718 milhões.

Informações: O Estado CE

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960