Em Cuiabá, Agentes vão intensificar fiscalização na Faixa Exclusiva para ônibus

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Os veículos que forem flagrados estacionados na Faixa Exclusiva para ônibus, recém-implantada na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá, a partir de terça-feira (22), já serão multados e, em caso do motorista não ser localizado para retirar o veículo, o mesmo será guinchado para o pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU).

Os Agentes de Trânsito vão intensificar a fiscalização durante o feriado da Semana Santa, e estarão de plantão em vários pontos da avenida para evitar que os motoristas estacionem do lado direito da via. 

A implantação do corredor exclusivo causou polêmica no último final de semana quando, ao iniciar a sinalização, o trajeto que deveria ser reto, foi alargado no trecho próximo ao Hotel Amazon e virou piada nas redes sociais, sendo apelidado de 'barriga de sucuri".

Por causa da situação, o prefeito Mauro Mendes determinou que a SMTU refizesse a faixa como ela foi implantada na Avenida Isaac Póvoas, no ano passado.

Antenor alegou que a inovação de colocar a alça de fuga, próximo do Hotel Amazon, seria para fazer uma espécie de contorno aos ônibus que estivessem parados no ponto. “Tudo é feito através de estudo, nós não fazemos nada de forma aleatória", comentou. 

A faixa está sendo sinalizada pela empresa Tecnovia, que venceu a licitação de pouco mais de R$2,2 milhões para demarcar algumas ruas da Capital. Em alguns trechos, o estacionamento continuará liberado, mas apenas no lado esquerdo. Em  outros, como o que compreende o início da Getúlio Vargas e o prédio do INSS, o estacionamento continuará proibido.

 ISAAC PÓVOAS

A primeira faixa faixa de ônibus foi implantada  em setembro de 2013 e reduziu o tempo dos usuários dentro do transporte coletivo, pois aumentou a velocidade do tráfego na via.  Um ônibus trafegava em média a 13 km/h e, com a implantação da faixa exclusiva, a velocidade média passou a ser de 24 km/h.

Por Aline Francisco

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960