Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Presidente da EMTU SP garante primeira viagem de teste do VLT para junho

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Apesar dos 22 dias de embargo no trecho santista do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) ,  Joaquim Lopes, garantiu que não houve “grandes atrasos” ao volume total de obras e que a primeira viagem de testes do novo sistema está mantida para o final de junho. Lopes esteve em São Vicente nesta terça-feira para apresentar a arte que estampará as primeiras composições desse modelo de transporte.

A composição de teste do VLT vai circular por seis meses adesivada com a arte desenvolvida pelo paulistano João Eduardo Watanabe Pinhata, 26 anos. O educador e estudante de design foi o vencedor do concurso VLT na sua Onda, promovido pela EMTU à escolha da melhor arte para estampar o trem do novo modal. Dos 1.126 trabalhos inscritos, 169 passaram por votação dos internautas de todo o Brasil. Para escolher o vencedor, a comissão levou em conta a criatividade, aderência ao tema, harmonia e originalidade.

A pedido do Ministério Público, uma liminar da Justiça paralisou as obras do VLT no final de janeiro por conta das discussões sobre o traçado do projeto na Avenida Francisco Glicério, em Santos, onde a Prefeitura quer implantar o transporte no canteiro central.

“O nosso cronograma está mantido: para final de junho (2014) faremos a primeira viagem de teste. (Até lá) boa parte da estrutura estará finalizada”, assegura Lopes.  Ainda neste semestre, segundo ele, dois grandes entraves ao sistema devem ser concluídos: o túnel do José Menino e viaduto da Avenida Antônio Emmerick. Depois, as ações se concentrarão em 11 pontes sobre canais santistas.

Lopes acrescenta que as composições do sistema sobre trilhos devem começar a desembarcar no País a partir de maio. Os três primeiros veículos serão produzidos na Espanha e os demais no Brasil. Os equipamentos são os pioneiros com tração elétrica e custarão cerca de R$ 209 milhões. Cada composição terá sete carros em aço inoxidável, bidirecionais, com de 43,7 metros de comprimento e capacidade para 400 passageiros.

Ainda em maio, se dará a conclusão de sete das 13 estações de embarque e desembarque do sistema a reorganizar o transporte público regional. Seis em São Vicente e uma em Santos. “Em fevereiro vamos inaugurar a primeira estação, na Vila Valença. Apesar dos transtornos no trânsito, São Vicente vive um momento importante por conta do VLT”, anuncia o prefeito vicentino, Luis Claudio Bili (PP).

Com a entrega do espaço, a estação modelo e o protótipo do VLT, na praia do Itararé, serão desativados. Em pouco mais de 80 dias de exibição, a atração foi visitada por mais de 20 mil pessoas.

Lopes declarou ainda que a EMTU levará 30 dias para calcular o prejuízo provocado com a paralisação das obras.

Informações: A Tribuna

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960