Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

No Recife, Avenida Norte pode ganhar faixa de ônibus

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Uma faixa exclusiva para ônibus na Avenida Norte, que funcione provisoriamente, apenas no horário das 6h às 9h. Essa é uma das propostas que o Grande Recife Consórcio de Transporte pretende apresentar à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para tentar melhorar a operação do Terminal Integrado da Macaxeira, na Zona Norte da cidade. A ideia surgiu depois das cinco horas de sufoco com o protesto que fechou o TI, o segundo maior do sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife, por onde passam 60 mil pessoas por dia e de onde chegam coletivos de quatro outros terminais (Igarassu, Pelópidas, Camaragibe e Barro).

O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, disse que vai sugerir a criação da faixa provisória, apenas no sentido subúrbio-Centro e no horário de pico. “Estamos pensando em soluções para otimizar o terminal. Ele está saturado, é fato, mas não temos como ampliá-lo porque não há terreno. A solução é construir um novo TI, que depende do projeto do corredor de BRT (Bus Rapid Transit) previsto para a BR-101. Vamos conversar com a CTTU e ver se é possível realizar essa ação”, explicou Menezes.


O presidente do Grande Recife argumenta que a única solução é abrir espaço nas ruas para o ônibus. “O intervalo da linha 654 (Avenida Norte/Macaxeira) chega a três minutos no horário de pico, ou seja, é muito pequeno. Mas o que vimos nesta quarta-feira foi um congestionamento monstruoso na Avenida Norte que comprometeu toda nossa operação. Os coletivos levaram 56  e até 77 minutos a mais do que o tempo máximo previsto no percurso entre o TI e o Centro. Não há outra alternativa que não seja prioridade para o transporte público na Avenida Norte. Sabemos que os motoristas de automóveis vão reclamar, mas é o jeito”, disse.

Na segunda-feira (17/2) uma comissão representativa do grupo que fez o protesto no TI da Macaxeira irá se reunir com a direção do Grande Recife para discutir a pauta de reivindicações e algumas soluções para a operação do terminal.

O grupo que protestou criou uma página no Facebook, chamada central dos usuários de transporte público do grande recife (https://www.facebook.com/groups/632628973469175/).

Informações: JC Online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960