Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em Santo André, Motoristas estacionam carros na faixa de ônibus

sábado, 22 de fevereiro de 2014

A rua Carijós, em Santo André, foi uma das vias que ganharam faixa exclusiva de ônibus em janeiro. A medida proibiu o estacionamento de carros na rua no sentido centro, entre 6h e 10h,e durante todo o dia na faixa contrária, direção bairro. A proibição, no entanto, não intimidou os motoristas que, mesmo com a multa e perda de pontos na carteira, continuam a estacionar indevidamente e a prejudicar o trânsito na região. Com isso, muitas vezes os motoristas são obrigados a invadirem a pista contrária para seguirem adiante.
Motoristas não respeitam faixa exclusiva. Foto: Rodrigo Lima
Segundo a Prefeitura, a implantação da faixa exclusiva gerou uma economia de 25% no tempo de viagem, porém a diminuição da faixa sentido bairro, e o período de estacionamento indevido geraram revolta de moradores e comerciantes da região.

A gerente da Marcenaria Concept Prime, Katia Rocha, afirma que o número de carros estacionados na via de mão única da faixa sentido bairro continua elevado, o que dificulta o trânsito na rua. "Mesmo com a proibição, eu continuo vendo carro ali do outro lado. A Carijós já era problemática, e continua, mesmo com a faixa nova de ônibus", informa.

O proprietário da Bomboniere Luan, Edson Inácio, também reclama do estacionamento na via, que dificulta a passagem de quem está indo no sentido bairro. "As pessoas estacionam aqui (na rua) e os carros que vêm pra essa direção (sentido bairro) precisam desviar e passar na faixa que está indo pra lá (sentido centro). É um perigo", reclama o proprietário.

Já a maquiadora Fátima Aparecida Ramos, moradora na rua Carijós há mais de 40 anos, aprova a implantação da faixa exclusiva de ônibus, mas repudia o horário de estacionamento de quatro horas, já que a liberação da parada de carros após as 10h prejudica o usuário de ônibus. "Esse horário de proibição deveria ser das 6h às 18h. Já ouvi muitos motoristas reclamando que precisam mudar de faixa, ir pra central, pra descer o passageiro. A faixa foi feita pra facilitar a vida de quem pega transporte (público), e depois do horário de proibição acaba dificultando", diz a moradora.

Baixo custo
Paulinho Serra, secretário de Mobilidade, Obras e Serviços Públicos, afirmou nesta quinta (20) que o município implantará 257 vagas em vias localizadas ao redor da rua Carijós, em um Programa de Ação Imediata no Trânsito (PAIT), de "imediato e de baixo custo". A medida visa deve desafogar o estacionamento das faixas exclusivas e aumentar as opções dos consumidores da área. "Hoje nós temos em torno de 195 vagas na região. Vamos aumentar para dar opção para aqueles que usam o comércio da área", afirmou.

Para o programa, a Prefeitura disponibilizou aproximadamente R$ 5 milhões, montante que pretende abranger 304 intervenções na cidade. Entre as mudanças estão o desafogamento de algumas vias, como a da avenida Dom Pedro, que também inaugurou a faixa exclusiva em janeiro deste ano, e a implantação da sincronização semafórica, projeto que visa sincronizar os semáforos de acordo com as características de cada bairro, em toda a cidade, até o final do ano.

Informações: Reporter Diário

Leia também sobre:

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960