Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Conheça a Transcarioca, BRT que ligará o Aeroporto Internacional Tom Jobim à Barra da Tijuca, o coração dos Jogos Rio 2016

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Em 2016, milhares de turistas de todo o Brasil e do mundo desembarcarão no Rio de Janeiro para acompanhar de perto os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Com provas disputadas em quatro regiões distintas – Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã -, um sistema de transportes rápido e eficiente é fundamental para garantir que visitantes, atletas e moradores não percam um minuto sequer das competições. Os BRTs (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês)surgiram para encurtar essas distâncias e diminuir o tempo de deslocamento em toda a cidade.

TransOeste, TransCarioca, TransOlímpica e TransBrasil, cada um dos corredores expressos exerce um papel crucial nesta logística (confira  o trajeto de cada um no nosso mapa de transportes).  Com a Transcarioca, será possível descer do avião e ir direto para o coração dos Jogos. Ao longo dos seus 39 quilômetros de extensão, a via ligará o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim à Barra da Tijuca em 45 estações, que passam ainda pelos bairros de Curicica, Ilha do Governador, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos. Estima-se que 320 mil pessoas usem este BRT diariamente.

“O sistema vai reduzir em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre a Ilha do Governador e a Barra, zona central dos Jogos. Além disso, ao permitir diversas integrações com os outros modais como trem e metrô, a via atua como um importante eixo de circulação de espectadores, moradores e atletas, garantindo o deslocamento pela cidade de forma segura, eficiente e em tempo”, explica Paulo Cavalcanti, gerente de Transporte do Rio 2016.


Mais de 85% das obras já estão concluídas e a inauguração da via está prevista para o primeiro semestre deste ano. Além da ponte estaiada da Barra, inaugurada em dezembro de 2013, a Prefeitura do Rio já finalizou outras importantes estruturas do traçado da Transcarioca: o mergulhão Clara Nunes, no Campinho; a ampliação do viaduto de Madureira (Negrão de Lima); a ampliação do viaduto João XXIII, na Penha; o mergulhão Billy Blanco, na Barra (próximo à Cidade das Artes); o mergulhão na altura do Hospital Municipal Lourenço Jorge (também na Barra); e a ponte sobre o canal do Fundão.

Informações: Blog Meu Transporte e Rio 2016

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960