Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Licitação do transporte público de Salvador fica pronta até fim do mês

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Operando à margem da legalidade, o sistema de transporte público de Salvador deve ter sua regulamentação iniciada até o final do mês de julho. Essa é a previsão do secretário municipal de Urbanismo e Transportes, José Carlos Aleluia, que antecipa ainda detalhes do edital de licitação. “Nós estamos trabalhando em paralelo com o estudo para tarifa única e com a elaboração do edital, mas estamos tentando concluir o edital ainda este mês”, afirmou Aleluia. Segundo ele, uma nova reunião hoje pode delimitar os prazos para o lançamento da licitação.

“Por enquanto, trabalhamos com três grupos de empresas reunidas para operar o sistema. Atualmente são 18 empresas atuando, o que dificulta a fiscalização e até mesmo a operação”, avalia o titular de Urbanismo e Transportes. Ele aponta ainda alguns problemas enfrentados pela administração municipal para verificar o funcionamento adequado das operadoras na capital baiana. “Algumas empresas estão mais avançadas com relação à tecnologia do que outras, por exemplo”, cita. Segundo o secretário, o esforço dos técnicos da pasta é para que, tanto o projeto de tarifa única quanto o edital de licitação sejam apresentados no menor tempo possível à população. “Estamos trabalhando com a elaboração de ambos em paralelo e a previsão é de que até o final de julho tenhamos tudo pronto”, sugere Aleluia.


Sobre a determinação do prefeito ACM Neto (DEM) para que as planilhas de custos do setor de transportes sejam divulgadas o quanto antes, o secretário admite que existem alguns empecilhos para que os dados se tornem públicos. “A planilha que existe foi elaborada há 13 meses. Como não houve reajuste, não foi atualizada. Os custos mudaram e temos que atualizar antes de apresentar”, sinalizou Aleluia, exemplificando as diferenças com a inflação, o custeio de pessoal e os reajustes de combustível nesse período. Apesar da ressalva, ele acredita que as informações serão divulgadas na próxima semana. “Semana que vem a planilha deve ser disponibilizada”, aponta.

De acordo com pontos antecipados por Aleluia, os consórcios vencedores da licitação deverão renovar integralmente a frota com climatização dos veículos para evitar transtornos à população, “especialmente em dias de chuva”, como frisa o secretário. “As linhas serão totalmente refeitas e o consórcio poderá propor, porém a prefeitura é quem dará o aval final sobre o tema”, assegura.

Oposição quer transparência
Apesar de clamar há muito pela licitação dos transportes públicos, a oposição encara que é necessário construir todo o processo com transparência. De acordo com o líder da minoria, Gilmar Santiago (PT), é preciso “ouvir a população sobre as linhas e sobre a qualidade do transporte” antes do processo licitatório. “Se a Câmara não participa há pelo menos 10 anos da discussão sobre a tarifa, imagine o restante da sociedade. Queremos audiências públicas para debater como melhorar a qualidade do transporte”, sinaliza Santiago.

O petista cita o encontro agendado para a próxima quinta-feira com o Movimento Passe Livre Salvador como uma oportunidade para debater temas relacionados à mobilidade urbana na capital baiana. “Atualmente as linhas são definidas pela lucratividade e não pelas necessidades da população”, exemplifica Santiago. Ele ainda ressalta que Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte deram sinais claros de que é possível rediscutir as tarifas. “Em Belo Horizonte, a renda média é melhor que a de Salvador, e a tarifa foi reduzida. É uma injustiça a tarifa em Salvador”, classifica o oposicionista.

Mais ácida, Aladilce Souza (PCdoB) pede, além de transparência, a utilização do Conselho Municipal de Transportes para discutir o setor. “Esse processo que Aleluia está fazendo sozinho deveria estar sendo feito pelo conselho, que o prefeito sequer convocou – e olha que não tem custo algum”, critica.

por Fernando Duarte
Informações: Tribuna da Bahia

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960