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BRTs de Porto Alegre só ficarão prontos depois da Copa

domingo, 28 de julho de 2013

O sistema de ônibus de trânsito rápido (BRT, na sigla em inglês) de Porto Alegre não ficará pronto até a Copa do Mundo de 2014. O atraso foi admitido nesta terça-feira (23) pelo presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.  

Segundo Cappellari, o sistema só entrará em operação entre os meses de julho e agosto de 2014, após a realização do Mundial na capital gaúcha. A intenção era que pelo menos a linha do BRT na Zona Sul ficasse pronta até o evento, no entanto, a Fifa vai usar a Avenida Padre Cacique no sentido centro-bairro para a colocação de estruturas provisórias.

“O trânsito vai ficar bloqueado por no mínimo 58 dias no sentido centro-bairro na Avenida Padre Cacique. Será preciso fechar a avenida 15 dias antes da Copa para a colocação de toda a estrutura e 10 dias depois da Copa para a retirada das instalações. Tivemos que reorganizar todo o sistema e estamos planejando implantar a linha BRT na Zona Sul entre os meses de julho e agosto do ano que vem”, disse Cappellari ao G1.

O presidente da EPTC explicou que as linhas que passam pela Avenida Padre Cacique utilizarão a Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) para ir até o Centro. Serão colocadas também linhas especiais do Aeroporto Salgado Filho até o terminal que será construído no Viaduto Dom Pedro I (na esquina da Rua José de Alencar com a Avenida Padre Cacique).

“Porto Alegre é a sede onde as pessoas irão desembarcar mais perto do estádio. No terminal que será construído no Viaduto Dom Pedro I também desembarcarão pessoas que vêm dos estacionamentos conveniados. Como a PUC, por exemplo. As pessoas poderão deixar o carro estacionado na PUC e pegar uma linha que o levará até praticamente a porta do estádio”, acrescenta Cappellari.
A secretaria municipal de Obras e Viação de Porto Alegre, responsável pela fiscalização das obras executadas pelas empresas que constroem os corredores de ônibus para o sistema BRT (Bus Rapid Transit), divulgou um balanço parcial sobre a situação das três frentes de trabalho.  Dos três corredores previstos na Matriz de Responsabilidades da Copa, o da avenida Bento Gonçalves está mais avançado, com 85% da obra concluída. Confira o detalhamento:

BRT João Pessoa

Trecho: entre a avenida Bento Gonçalves e a rua Desembargador André da Rocha.
Comprimento: 3.346 metros.
Largura: duas faixas de 3,50 metros (corredor de ônibus).
Trecho atual: avenida João Pessoa, entre a Venâncio Aires e a rua Otávio Correa; avenida Azenha, entre a Praça Piratini e Prof. Freitas e Castro, rua Vicente da Fontoura e rua Domingos Crescêncio; rua Freitas e Castro até a Praça Piratini.
Investimento: R$ 5.310.565,27.
Início: 28 de Setembro de 2012.
Previsão de conclusão: 12 meses.
Empreiteira: Consórcio Giovanella e Construtora Brasília-Guaíba.
Percentual atual de execução da obra: 35%.

BRT Protásio Alves

Trecho: rua Saturnino de Brito até a rua Sarmento Leite.
Comprimento: 6.850 metros.
Largura: duas faixas de 3,50 metros (Corredor de ônibus).
Trecho atual: São Manoel e Ramiro Barcelos; Ramiro Barcelos e João Telles; João Telles e Garibaldi e Garibaldi a Paulo Gama.
Investimento: R$ 15.240.010,67.
Início: 12 de Março de 2012.
Previsão de conclusão: 18 meses.
Empreiteira: Consórcio Contepa (Conpasul e Sultepa)
Percentual atual de execução da obra: 65%.

BRT Bento Gonçalves

Trecho: avenidas Antonio de Carvalho e Princesa Isabel.
Comprimento: 5.955 metros.
Largura: duas faixas de 3,50 metros (corredor de ônibus).
Trecho atual: Estação Sanatório, Evangelina Porto e Juarez Távora, Barão do Amazonas e Paulino Azurenha, Portuguesa e Barão do Amazonas, Verissimo Rosa e Paissandu, Gonçalves Ledo e Luiz de Camões, Princesa Isabel e Domingos Crescêncio, Domingos Crescêncio e Vicente da Fontoura, Vicente da Fontoura e Teixeira de Freitas.
Investimento: R$ 13.976.983,83.
Início: 14 de Março de 2012.
Prazo: 18 meses.
Empreiteira: Consórcio Contepa (Conpasul e Sultepa)
Percentual atual de execução da obra: 85%.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

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