Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Passe livre para estudantes tem público menor em Ribeirão Preto

domingo, 2 de junho de 2013

Ribeirão Preto tem apenas 14 mil estudantes da rede pública interessados em receber o passe livre dos ônibus para ir a escola. O número é menor que os 16 mil que antes eram cadastrados para utilizar o passe de estudante, que tinha 50% de desconto. 

O cadastramento teve início no começo deste ano e ainda não decolou. A reportagem questionou a Transerp sobre os motivos da gratuidade não ter atraído mais estudantes, mas o setor de comunicação se esquivou da resposta e disse apenas que o cadastramento para isenção continua disponível.
foto: Weber Sian / A Cidade
Alunos ouvidos pela reportagem dizem que a iniciativa da prefeitura foi boa, mas as regras para utilização do passe gratuito precisavam de uma abrangência maior. “Se a gente precisar ficar na escola para fazer um trabalho e ir embora mais tarde, tem que pagar a passagem inteira, porque o cartão só funciona até as 14h para alunos que estudam no período da manhã”, explica Rafael Perrotta, 16 anos.

Pedro Zaramelo, 16 anos, disse que fez a inscrição para utilizar o passe gratuito, mas manteve o antigo cartão em que pagava meia.

“Eu faço curso à tarde e na hora que volto o passe de graça não funciona, então uso o outro para pagar meia passagem”, argumenta.

Já o estudante Guilherme Almeida Pitto, 17 anos, diz que o benefício precisaria ser repensado. 
“Você não anda com o cartão de graça nos finais de semana e nos feriados. Quando fiz minha inscrição, as moças disseram que teriam que cancelar o antigo cartão, mas muita gente preferiu ficar com ele”, explica.

Custo alto
O passe livre foi oficializado em janeiro de 2013. Era uma bandeira de campanha da prefeita Dárcy Vera (PSD) e, segundo o anúncio feito na época, custaria R$ 800 mil por mês para os cofres públicos.

Os estudos elaborados para o passe livre apontaram que 14.120 alunos (do total de 25.684 que já eram cadastrados para pagar meia) se encaixam no perfil do programa - 3.479 da rede municipal e 10.641 da rede estadual. Os estudantes precisam provar que moram em Ribeirão para ter o passe livre.

Transerp não responde sobre baixa procura

Em nota, o setor de comunicação da Transerp não respondeu porque  a procura pelo passe livre está baixa. A nota diz apenas que as inscrições continuam abertas para alunos do ensino infantil, fundamental e médio.

De acordo com a Transerp, para conseguir o passe livre o aluno precisa morar a um quilômetro da escola e existe um limite diário de duas viagens para cada estudante, quantidade que o órgão considera suficiente para os deslocamentos de ida e volta da escola.

Informações: Jornal A Cidade

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960