Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Salvador, Meia-passagem aos domingos começa com mais ônibus na orla

domingo, 31 de março de 2013

A partir de hoje, todos os domingos, segundo a prefeitura, cerca de 130 itinerários vão ser reforçados em função da tarifa menor nas linhas que circulam em direção às principais praias da cidade.

Além disso, outras linhas também terão ampliação no número de veículos circulando. No total, será um aumento de 20% da quantidade de ônibus circulando hoje com relação aos domingos anteriores.

Até o domingo passado,  60% da frota circulava na cidade, num total de 1.500 veículos. Por orientação da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) agora devem ser 300 ônibus a mais, num total de 72% da frota de 2.500 ônibus disponíveis na cidade em dias normais.

Aumento
O aumento da frota, de acordo com o subsecretário municipal de Urbanismo e Transportes, Orlando Santos, deve acontecer principalmente nas linhas que atendem a Orla Atlântica, como nas praias de Piatã e Itapuã, além do Subúrbio, de toda a orla da Ribeira e  Barra. 

“O reforço vai ser principalmente nesse circuito, porque é uma das opções de lazer preferidas da população. E ninguém vai à praia sozinho. Todo mundo leva a família ou uma turma de amigos”, diz. No entanto, Orlando Santos não soube informar o percentual exato de aumento nas linhas de ônibus que passam pelas praias.

Segundo o  subsecretário, o  aumento de ônibus deve funcionar como na  Operação Praia, realizada pela Transalvador de outubro até o início de março. Na operação também há linhas especiais, que saem diretamente do bairro para a praia. “Essas linhas são só no Verão, mas devemos colocar outros ônibus nas linhas convencionais”, disse a gerente de projetos da Transalvador, Grace Marinho.

Isso significa que uma linha convencional, aos domingos, passa a ter o mesmo número de ônibus disponíveis nos dias úteis. “Se uma linha anda com seis veículos durante a semana e com a redução passa a andar com quatro, nós igualamos. Assim, a linha passa a ter seis ônibus aos domingos”, explicou a gerente.

De olho no sol
Segundo o gerente de fiscalização de trânsito da Transalvador, Gisleno Carvalho, a indicação de uma frota maior para as linhas que cobrem a praia só deve continuar se o sol estiver brilhando.  “Se o tempo fechar, também vamos diminuir os ônibus que servem as zonas de praia”, explica.

De acordo com ele, as linhas com maior demanda são as da Estação Pirajá com destino a Itapuã; São Cristóvão - Barroquinha; Fazenda Grande do Retiro - Itapuã; Alto do Coqueirinho - Lapa; São Cristóvão - Lapa (via Itapuã); Boca do Rio - Lapa; Paripe - Aeroporto; Paripe - Fazenda Coutos e Estação da Lapa - Estação Pirajá.

Além dessas, também há maior demanda nas linhas que vão para o final de linha da Ribeira, bem como as que têm origem na Estação Pirajá e que passam por Itapuã.

No entanto, se existir necessidade de aumento, o gerente de fiscalização informou que a Transalvador pode colocar outros veículos ao longo do dia. “Teremos uma frota de  carros extras”, disse.

Operação
Mas se você quer sair de casa hoje, seja qual for o destino, e está com medo de enfrentar horas de espera no ponto de ônibus, pode ficar tranquilo. Foi o que garantiu o subsecretário de transportes ao afirmar que esse tempo extra deve diminuir com os ônibus acrescentados à frota. “O objetivo do aumento é que a demora seja a menor possível”, declarou.

Apesar de acreditar que a demanda deve crescer com a meia-passagem, o subsecretário também diz que o feriado de Páscoa deve fazer com que muita gente fique em casa no domingo. “Só vamos sentir o impacto total da operação no domingo seguinte, porque muita gente está fora da cidade neste fim de semana”.

Ele não descarta, assim, que seja designada uma frota maior para o próximo fim de semana. A expectativa é que a Semut e a Transalvador façam ajustes na frota a cada domingo.

“Já sabemos que vamos trabalhar com aumento, mas vamos regular a frota à medida que o tempo for passando. Isso porque a demanda é muito afetada pelos eventos da cidade”, explica.

Meia-passagem só vale para quem pagar tarifa em dinheiro
A meia-passagem nos ônibus é válida para qualquer pessoa. Mas o benefício é só para quem pagar em dinheiro. Não há direito cumulativo. Ou seja, os estudantes, que já pagam meia-passagem, não terão direito a pagar metade do valor que já pagam.

O pagamento da tarifa com o percentual reduzido é imediato ao usuário, assim que entrar no ônibus. Segundo o decreto do programa Domingo É Meia, o benefício da tarifa reduzida não será estendido aos usuários que possuem o Salvador Card.

Os representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Seteps) foram procurados, mas ninguém foi localizado pela reportagem ontem. 

Na semana passada, o presidente do Setps, Horácio Brasil, disse que, “quando tiver revisão de tarifa, o passageiro pagante vai arcar com isso também”.  Segundo o prefeito ACM Neto, porém, as empresas de ônibus irão arcar com os custos. 

No dia da assinatura do decreto, Neto afirmou que não haverá reflexo no aumento do valor da tarifa este ano. “Só começaremos a falar de reajuste em 2014. Os custos dessa operação não serão repassados à população”, garantiu.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960