Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Na Grande Vitória, Projeto de lei quer acabar com superlotação nos ônibus coletivos

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um Projeto de Lei criado pelo deputado estadual José Esmeraldo (PR), que prevê o fim da superlotação nos ônibus intermunicipais do Espírito Santo, está em tramitação na Assembleia Legislativa. O Projeto de Lei determina que o número máximo de passageiros em pé nos ônibus que percorram distâncias inferiores a 50 km sejam de 60% da capacidade de passageiros sentados. A grande maioria dos ônibus carrega 38 passageiros sentados e 41 em pé, mas com a aprovação do Projeto de Lei, o número máximo de passageiros em pé seria de 22. E mais. Se a distância for superior a 50 km, o transporte em pé seria proibido.

“Não só é necessário, como é justo que as empresas concessionárias do transporte público tenham uma maior preocupação na qualidade dos serviços prestados. Hoje quando se fala muito em BRT, corredores para ônibus, ciclovias, não é isso que interessa diretamente a sociedade que utiliza o serviço. É necessário nos preocupar mais com o passageiro, que seja dada a eles uma condição de melhoria e qualidade de vida”, justifica Esmeraldo.
E acrescenta. “As autoridades estão muito preocupadas com os veículos próprios, não com o transporte de massa, que é o utilizado pela maioria dos capixabas. O que precisamos hoje do governo é esta preocupação com o transporte de massa, a fim de proporcionar conforto e segurança”.

Esmeraldo disse que o Projeto de Lei prevê ainda, que caso haja descumprimento da Lei, no que diz respeito à capacidade de passageiros em pé ou no que diz respeito às viagens mais longas em pé, está previsto multa para a empresa responsável pelo transporte por cada passageiro que for transportado de maneira irregular. “O Projeto está em tramitação, e ainda deve passar pela Procuradoria Geral da União (PGU), e depois será encaminhada ao governador para ser sancionada. Acredito que isso aconteça até o fim de março de 2013”, afirmou.

População apoia a iniciativa, mas não crê em cumprimento da lei
“Seria uma medida ótima para nós que dependemos de ônibus e, na maioria das vezes, andamos em pé. Deveria sim ter essa limitação para podermos ter mais conforto e comodidade naquele empurra-empurra do dia a dia nos ônibus. Agora acredito ser difícil a Lei ser cumprida pela questão da fiscalização”, disse a auxiliar de serviços gerais Neide Azevedo.

“Sou totalmente a favor da aprovação da Lei. Nosso transporte é muito tumultuado, sempre andamos em pé, sem nenhum conforto. Além de segurança, vamos teremos comodidade dentro dos ônibus. Agora quero ver isso dar certo depois de aprovado, vai ser necessário colocar mais ônibus para atender a quantidade de pessoas”, afirmou a zeladora Rosa da Silveira Ramos.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960