Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Estacionamento para bicicletas deve ser obrigatório em Cuiabá

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Um dos maiores benefícios do uso da bicicleta como transporte modal é a redução dos impactos ambientais e sociais causados pela utilização de veículos motorizados. Porém, o trânsito caótico de Cuiabá, em razão das obras de mobilidade urbana, faz com que a adesão a esse transporte seja ainda mais interessante, uma vez que pode amenizar fatores como trânsito congestionado e stress. Pensando nisso, o primeiro-secretário, deputado estadual Mauro Savi (PR) apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a construção de estacionamentos para bicicletas (bicicletários), em todas as repartições públicas do Estado que possuam mais de 50 funcionários.

Esse não é o primeiro projeto do deputado Mauro Savi que visa o incentivo o uso de bicicletas. Em 2011, com base no “Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta. Bicicleta Brasil” o parlamentar propôs a instituição da bicicleta como transporte modal regular em Mato Grosso. O projeto ainda está em tramitação na Casa de Leis. Com esse novo projeto, a intenção é proporcionar melhores condições aos usuários de bicicleta.

Para se ter uma ideia, estudo feito pela Secretaria Estadual de Administração revela que cerca de 5 mil veículos de servidores públicos passam pelas avenidas Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nos horários de pico. Número, que representa 60% dos veículos que circulam nestas duas avenidas nos horários de pico.

Savi ressalta que, o assunto do momento é a Copa do Mundo de 2014 e por esse motivo se faz necessária a conscientização dos cidadãos em contribuir e amenizar os transtornos ocasionados pelo número excessivo de automóveis, que vem aumentando a cada dia, considerando ainda o trânsito caótico na Capital.

“Quando falamos em Copa do Pantanal e Cuiabá,  torna-se imperioso que medidas ecologicamente corretas sejam tomadas para que a Capital e outras cidades dêem condições para que uma parcela de sua população adote a bicicleta como meio de transporte”, destacou o parlamentar, ao acrescentar que assim é possível amenizar a emissão de monóxido de carbono e gazes poluentes e nocivos à saúde.

Pela proposta, caberá ao órgão Estadual competente controlar, fiscalizar e organizar a estruturação dos locais onde serão criados os bicicletários. Além disso, o projeto estabelece que nos estacionamentos deverão possuir câmeras de vigilância ou vigilância humana patrimonial, de forma a garantir a segurança dos usuários do sistema.

“Esperamos que a população entenda a nossa real intenção, já que ideia é tão somente promover ações que ofereçam ao cidadão condições para que o uso desse meio de locomoção alternativo e correto seja seguro e que as condições sejam favoráveis à sua adoção”, pontuou o primeiro-secretário, ao lembrar que as bicicletas não poluem, são excelentes para pequenas e médias distâncias, emitem baixo nível de ruídos e são econômicas.

Informações: O Documento

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960