Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Trânsito em Campinas: Veículos na cidade chegam a rodar apenas 15km/h nos horários de maior movimento

terça-feira, 17 de julho de 2012

A velocidade média do trânsito em Campinas vem sofrendo uma queda de 1,5% ao ano. Nesse ritmo, se nada for feito para melhorar a fluidez, em 30 anos será tão rápido andar a pé quanto de carro ou ônibus na cidade. Estudos da Secretaria Municipal de Transportes apontam que, nos principais eixos de transporte, a velocidade média já é de 18 km/h ao longo do dia, caindo para 15 km/h nos momentos de pico. Na prática, os veículos têm circulado no rush mais devagar do que Paul Tergat, o corredor campeão da São Silvestre que faz 20,8 km/h.

A média em Campinas se aproxima do ritmo que uma galinha pode atingir (14km/h). Até carroças puxadas por dois cavalos, que andam a 26 km/h, desenvolvem velocidade superior às verificadas nos principais eixos da cidade. “A tendência é piorar cada vez mais e a única saída é investir em transporte coletivo e corredores. Sem isso, a cidade vai parar em pouco tempo”, afirmou o secretário André Aranha. Se locomover pela cidade, disse, será cada vez mais difícil. A frota, de mais de 750 mil veículos, cresce 5% ao ano, embora no ano passado esse crescimento tenha sido de 7%, enquanto a população cresceu pouco mais de 1%.

Os dois corredores de ônibus projetados para os próximos quatro anos estarão saturados em 30 anos e haverá necessidade, segundo o secretário, de começar a agir bem antes desse tempo para ter uma solução complementar. “Nós começamos a pensar o corredor da Avenida John Boyd Dunlop em 2001”, comparou.

Campinas tem nove grandes eixos radiais que, ao longo do tempo, segundo Aranha, irão precisar de investimentos em BRTs. O Corredor Central, que é uma via perimetral, terá que passar por uma evolução e outras perimetrais terão de receber corredores. Os grandes eixos de Campinas hoje são o Centro e as vias que levam os Amarais, Sousas e Joaquim Egídio, Barão Geraldo e Unicamp, Valinhos, Lix da Cunha, a Campinas/Mogi e a Santos Dumont.

“Campinas tem que pensar em transporte de alta capacidade e começar a projetar, desde já, transporte sobre trilhos, porque os corredores de ônibus têm capacidade limitada”, afirma o consultor em trânsito João Dorivaldo dos Santos — pode ser VLT ou metrô, afirmou. “O importante é ter um sistema de alta capacidade de transporte e um bom gerenciamento, para que a cidade não pare”, disse.

O secretário de Transportes lembrou que a perda de velocidade no trânsito e a consequente perda de tempo das pessoas, poderá significar um item negativo na atração de investimentos para Campinas. “As intervenções precisarão ocorrer sob pena de investimentos migrarem para a região”, disse.

Nas ruas, a opinião dos motoristas é unânime: o trânsito está cada vez pior. O publicitário Miguel Alvez, de 56 anos, disse que gasta pelo menos três horas por dia no trânsito. “Eu acho que é uma coisa meio sem solução, a tendência é piorar”, afirmou. Quem sofre do mesmo problema é o eletricista Raimundo Nonnato Silva, de 37 anos. Ele roda para chegar aos clientes e sofre com o trânsito. “Do jeito que estão comprando carro por aí, vai ficar cada vez pior”, disse.


 Mais carros nas ruas, maior o problema

Para a vendedora Christiane Moraes, de 33 anos, a maior quantidade de carros circulando também é um problema. “Com essa facilidade de se comprar carro, só vai piorar”, informou. Ela reclama também do trânsito e dos motoristas. “Os semáforos são muito demorados, as pessoas cruzam semáforos fechados, fecham cruzamento. Isso só vai piorar”, afirmou.

O caos no trânsito faz com que algumas pessoas acabem evitando sair nos horários de pico, como o administrador Rodrigo Mendes, de 23 anos. “O trânsito está cada vez pior, eu evito sair aqui em Campinas entre 16h e 19h”, disse. Para ele, algumas medidas poderiam ser tomadas para melhorar a situação. “Eu acho que deviam colocar mais semáforos. Em algumas vias fica uma disputa entre pedestre e motorista, vai quem tiver mais coragem”, afirmou.
 
Fonte: Correio Popular

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960