Só um sistema de transporte de boa qualidade será capaz de promover a adesão da população ao transporte público

sexta-feira, 6 de julho de 2012

As cidades brasileiras enfrentam diariamente grandes desafios. Em um cenário marcado pela falta de infraestrutura viária para suportar o crescimento da frota, em que há precariedade dos meios de transporte e excesso de veículos de passeio - sinônimo de engarrafamentos -, o maior deles talvez seja oferecer transporte público, de massa, de qualidade.
O BRT - Bus Rapid Transit, conhecido como corredor exclusivo de ônibus, é uma alternativa eficiente para minimizar essa situação. O sistema BRT apresenta grande capacidade de atendimento de demanda com excepcional qualidade. Uma das vantagens é que os sistemas de BRT podem ser implantados em pouco tempo, garantindo a melhora nas condições de deslocamento diário dos cidadãos.
A implantação dos corredores de ônibus, no entanto, demanda projeto de infraestrutura que contemple um pavimento de qualidade, durável, capaz de suportar trânsito pesado, constante e repetitivo, com baixos custos de manutenção. Por esse motivo, o pavimento de concreto está nos principais corredores de ônibus de Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte.
A solução, mais adequada por ter vida útil maior que as demais alternativas de pavimentação e custo competitivo - no Brasil, existem pavimentos de concreto com mais de 50 anos de uso - , também proporciona melhores condições de segurança ao motorista, ao reduzir as distâncias de frenagem, inibir a aquaplanagem e promover maior visibilidade, dada à coloração clara. Ademais, só um sistema de transporte de boa qualidade será capaz de promover a adesão da população ao transporte público.

Da Redação do Jornal de Araraquara / Por Ronaldo Vizonni, Gerente de infraestrutura

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