Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em São Paulo, Serviço Atende recebe 12 novos veículos

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O serviço Atende, que realiza o transporte gratuito de pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência, possibilitando acesso a tratamentos médicos, educação e entretenimento, está recebendo 12 novos veículos para ampliar sua frota e, consequentemente, sua capacidade de atendimento.

Criado em maio de 1996, o serviço está completando 16 anos. No início de suas operações, contava com 35 veículos adaptados. Em 2005, 268 vans faziam esse tipo de transporte. Com as vans entregues hoje, o Atende passa a contar com 384 veículos e atinge a meta da Agenda 2012, que previa a ampliação da frota do serviço em 20%, ou 382 vans. Até o fim do ano, mais quatro vans devem ser incorporadas ao sistema.

O serviço realiza mais de 100 mil atendimentos por mês e, com a ampliação da frota, 14 mil passageiros devem ser beneficiados com novas viagens, entre pessoas com deficiência e acompanhantes. Em 2011, foram realizadas mais de um milhão de atendimentos, percorrendo quase 14 milhões de km em toda a cidade. Estima-se que as novas vans realizem, até o fim do ano, cerca de 30 mil viagens.

Para garantir a qualidade desse atendimento, os motoristas passam por um treinamento antes de entrar para o serviço. O curso ensina a prática operacional do veículo, as dificuldades frente aos usuários com deficiência e o atendimento adequado a cada tipo de necessidade. Após esse curso, os condutores passam por uma nova etapa, na prática, onde ficam três semanas sob a orientação de um operador mais experiente. Só após cumprir esses passos, o motorista está apto para assumir um veículo.

Além dos serviços rotineiros prestados no dia-a-dia, o Atende participa de eventos culturais, esportivos e religiosos, dentre outros, realizados nos finais de semana, garantindo um transporte seguro e de qualidade ao seu público e participantes.

Acessibilidade no transporte

Além do Serviço Atende, outros avanços foram feitos com relação à acessibilidade no transporte público de São Paulo.

A renovação da frota, que já substituiu 83% dos ônibus da Cidade entre 2005 e 2012, aumentou o número de ônibus acessíveis disponíveis à população com mobilidade reduzida. Em janeiro de 2005, eram 297 veículos com algum tipo de acessibilidade. A atualmente são 8.115, o que corresponde a 54% do total e um acréscimo de 2.632% no período.

A Prefeitura cumpriu a meta da Agenda 2012 de incluir 4.000 ônibus adaptados entre 2009 e 2012. Até o fim de 2011 já eram 4.058 veículos acessíveis novos, à disposição da população de São Paulo.

A Cidade conta também com o serviço de Transporte Escolar Gratuito para crianças com deficiência. Do total de 1.984 veículos do TEG, 205 são adaptados para receber cadeirantes, atendendo a 2.979 alunos de 1.014 escolas. A meta que previa 170 novas vans para o TEG acessível também foi atingida.

Fonte: SPTrans

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960