Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Belo Horizonte, TCE suspende obras do BRT Antônio Carlos/Pedro I

sábado, 12 de maio de 2012

A promessa feita há três meses pela BHTrans, de entregar as obras do BRT até a Copa das Confederações, em julho do ano que vem, caiu por terra. Apesar de não precisar quanto tempo a mais as intervenções vão durar, a empresa já admite que a decisão do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE), que manteve suspensa na quinta-feira a licitação da obra na Pampulha, vai alterar o cronograma. O atraso foi confirmado pelo presidente do órgão, Ramon Victor Cesar, que em fevereiro afirmou haver tempo hábil para que a nova aposta de transporte público entrasse em operação. Para o BRT da Área Central, o secretário municipal de Obras, Murilo Valadares, já adianta: “O cronograma é outubro de 2013”.

A suspensão determinada pelo TCE se refere ao processo licitatório da Estação da Pampulha do BRT Antônio Carlos/Pedro I, equipamento fundamental para que a operação do sistema comece. Será nela, bem como na Estação São Gabriel (Cristiano Machado) que os usuários de linhas alimentadoras, vindas dos bairros, poderão acessar o BRT em direção à Região Central. A interrupção da concorrência pública foi decidida em sessão plenária na quarta-feira por três votos a um. O problema identificado no edital da licitação, conforme é tribunal, é o critério de pontuação da proposta técnica, apontado como irregular pelo órgão.

Na semana passada, a Justiça liberou a licitação da Estação São Gabriel, que também havia sido suspensa pelo TCE. Na ocasião, a PBH afirmou que, caso o impasse continuasse, as obras poderiam atrasar em até três meses. Apesar da mudança de prazo, Ramon Cesar é categórico em afirmar que não haverá atrasos para a Copa do Mundo. “Temos prazo suficiente para a realização das obras e os projetos já estão todos prontos e o recursos disponível”, diz.

O procurador-geral do Município, Marco Antônio Rezende, informou ontem que a PBH entrará hoje com mandado de segurança no Tribunal de Justiça para retomar o processo licitatório do BRT da Estação Pampulha.

Plano para a Copa 2014

A BHTrans prepara um plano operacional para gerenciar o transporte e o trânsito durante a Copa do Mundo de 2014. Os trabalhos, iniciados em janeiro, estão sendo elaborados por uma empresa de consultoria de experiência internacional, a Logit. Entre as ações estão previstos planos de contingência para identificar gargalos, alterações de tráfego e fechamento de vias. Uma das saídas capazes de melhorar o trânsito foi aprovada pelo Congresso Nacional anteontem. De acordo com a Lei Geral da Copa, estados e municípios poderão decretar feriado nos dias de jogos, o que vai diminuir o fluxo de veículos na cidade.


Fonte: Estado de Minas

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960