Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em São Paulo, Corredor de ônibus Rebouças perde passageiros

terça-feira, 17 de abril de 2012

O corredor de ônibus Campo Limpo-Rebouças-Centro perdeu 71 mil passageiros por dia e três linhas que passavam por ele com a inauguração da Linha 4-Amarela do Metrô, que faz o mesmo trajeto. Mas o seu trânsito piorou no mesmo período, contrariando a expectativa do governo de que o tráfego fosse fluir melhor na região.

Segundo a SPTrans, em março de 2012 foram transportadas, em média, por dia útil, 328 mil pessoas nas linhas do corredor Campo Limpo-Rebouças-Centro, ante 399 mil por dia em março de 2011, quando o metrô funcionava em tempo reduzido. A SPTrans informa ainda que, em setembro de 2011, quando foi implantado o horário integral na Linha 4 do Metrô, a velocidade média no corredor Rebouças era de 17,8 km/h.  Hoje a velocidade média dos ônibus está em 14 km/h.

Para a SPTrans, a redução na velocidade dos ônibus que circulam pelo corredor se explica pelas obras que estão sendo feitas em toda sua extensão. Os trabalhos começaram em maio de 2011 e só vão terminar em maio deste ano. Mas, segundo a secretaria, é justamente o trecho atual da reforma que prejudica mais o trânsito. “Hoje, a obra já passou pela Avenida Rebouças e está na Rua da Consolação.  Como nesse trecho a interferência no trânsito é maior, a velocidade média dos ônibus está em 14 km/h, o que explica a diferença da velocidade entre os meses”, disse a estatal em nota.

Para o engenheiro Creso de  Franco Peixoto, mestre em Transportes, a explicação é outra. “Possíveis questões contratuais com as empresas de ônibus fazem com que não diminua o número de ônibus circulando, apesar da redução do número de passageiros”, disse. Peixoto se refere ao fato de que as empresas recebem conforme uma fórmula que leva em conta o número de partidas e, portanto, perderiam dinheiro se tirassem ônibus de circulação.

Mesma opinião tem a diretora do Movimento Defenda São Paulo, Lucila Lacreta. “Muitos ônibus perderam passageiros para o metrô mas continuaram circulando atrapalhando o trânsito”, disse. “Para evitar isso a Prefeitura teria de peitar os interesses das empresas de ônibus”. A SPTrans confirma que o número de partidas entra na fórmula de remuneração das empresas, mas nega que mantenha os ônibus para atender aos empresários.

Jurandir Fernandes, secretário estadual de Transportes Metropolitanos, é quem menos comemora o fenômeno da migração para o metrô, já saturado. “Nós pagamos o preço do nosso sucesso”, disse. “ Tiramos passageiros do corredor. Eu não gostei disso. Eu queria que eles ficassem lá, lógico".

Passageiros elogiam conforto, mas reclamam do trânsito
Os estudantes Mayara Vitor e Jeferson Soares utilizam todos os dias o corredor de ônibus Campo Limpo-Rebouças-Centro para ir para a escola e não veem melhora no trânsito com a inauguração da Linha 4 do Metrô. Apesar disso, preferem o ônibus porque acham mais confortável. “O Metrô é mais rápido, mas também mais cheio e não tem lugar para sentar”, disse Mayara. “O ônibus a gente pega no ponto inicial e dá para ir sentado”, completou Jeferson Soares.
Conforto é o que fala mais alto também para o estudante José Carlos do Rosário, outro usuário do corredor. “Levo 20 minutos a mais de ônibus porque o trânsito continua péssimo”, disse. “Compensa porque vou sentado.”
Outra passageira que prefere o ônibus apesar do trânsito é Francisca das Chagas. “Para usar o metrô eu tenho de fazer muita baldeação e enfrentar muita escada rolante nas estações”, disse. “Prefiro então enfrentar o trânsito caótico aqui do corredor".
Apesar das pessoas que ainda preferem o ônibus no corredor Rebouças, é cada vez mais crescente o número de passageiros que migraram para o Metrô. Em 26 de setembro do ano passado foi  inaugurada a Linha 4, em horário integral. Com isso, ela saltou de 200 mil passageiros por dia para 601 mil passageiros por dia.
São pessoas como o engenheiro Hamilton Ferreira, que agora viaja todo dia no Metrô. “Ganho meia hora em cada viagem”, disse.

Fonte: Rede Bom Dia

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960