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sábado, 15 de janeiro de 2011Postado por Meu Transporte às 14:58 0 comentários
Governo paulista deve continuar ampliação do metrô mas reavalia prazos dos projetos
TAV e trens rápidos regionais. Nas matérias, informa-se que Jurandir Fernandes, que recentemente assumiu a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, apoia o Trem de Alta Velocidade (TAV) e planeja implantar trens regionais rápidos, com velocidade de 180 km/h. Haveria sintonia entre os trens rápidos e o TAV, com o objetivo de ligar a Região Metropolitana de São Paulo com as cidades paulistas de São José dos Campos, Campinas, Sorocaba e Santos.
Reavaliações. Jurandir Fernandes disse ainda que irá reavaliar decisões do governo anterior, incluindo a introdução de sistema de direção automático em trens antigos, o cartão fidelidade exclusivo para Metrô-SP e CPTM, e o aluguel de bicicletas junto às estações.
Ele pretende analisar a escala de implantação das portas de plataforma (portas de vidro que separam a plataforma da via e são sincronizadas com os trens) e de adoção de escadas rolantes, que poderão destinadas apenas a estações nas quais não cabem rampas, mantidos os elevadores para portadores de deficiência.
Qualidade de metrô? O secretário contesta que os ganhos operacionais da CPTM signifiquem que o sistema tenha alcançado em certos segmentos “qualidade de metrô”, como afirmava a divulgação no período de seu antecessor. “O metrô é para pequenas distâncias, alta potência, intervalos de segundos. Se tenho um deslocamento até Mogi, não tenho nem preciso de metrô. Ele sai mais devagar, tem menos potência de arranque. A distância média entre estações de metrô é 1 km. Em trens, 3 km. Ao pensar na CPTM como um todo, ela é metropolitana. Sempre terá certa diferença. Não é demérito. Há confusão conceitual achar que tudo tem que ser metrô. O trem também é fantástico", disse ao jornal.
Postado por Meu Transporte às 14:39 1 comentários
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Faltam abrigos nas paradas de ônibus de Manaus
Quem utiliza uma das linhas de ônibus que passam pela Avenida das Torres é obrigado a procurar sombra embaixo de árvores, telhados de casas e postes de iluminação. “É assim desde que inauguraram a avenida”, afirmou Cláudio, “quando chove a gente tem que voltar pra casa ou esperar na chuva”.
O problema se repete em vários pontos da cidade. Na Avenida Cosme Ferreira, zona Leste da capital, desde que inauguraram o Complexo Viário do Coroado o ponto de ônibus foi deslocado cerca de 100 metros. Sem abrigo, várias pessoas se amontoam embaixo do telhado de um comércio abandonado. “No horário de pico as pessoas ficam em pé no meio da rua. Falta iluminação e ainda ocorrem muitos assaltos”, afirma Dores Castro, de 44 anos.
Em outro ponto da avenida, em frente ao Terminal 5, também na zona Leste, o abrigo existente foi construído por uma empresa de moto táxi que utiliza o local. Além da falta de sinalização, a construção de um viaduto próximo encheu de lama a rua e a calçada, dificultando ainda mais a situação de quem utiliza o ponto de ônibus.
Segundo a Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU), foi iniciado esta semana um levantamento em toda a cidade dos locais em que faltam abrigos para os passageiros de ônibus. O órgão afirmou que planeja construir 400 novos abrigos onde for verificada a necessidade, como nos pontos da Avenida das Torres e Cosme Ferreira.
Fonte: Portal Amazonia
Postado por Meu Transporte às 13:13 0 comentários
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