Em Curitiba, Câmeras são instaladas dentro de ônibus coletivo

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Alguns ônibus do transporte coletivo de Curitiba receberam câmeras que vão monitorar a movimentação de passageiros. O equipamento será testado por 60 dias e visa dar mais segurança aos usuários do transporte coletivo. Terminais urbanos e estações tubo também devem receber o equipamento, que é pequeno e fica no canto dos veículos.

Os custos dos equipamentos e do acompanhamento das imagens serão arcados pela Urbanização de Curitiba (Urbs) em parceria com as empresas que operam no transporte coletivo da cidade.

A movimentação dos usuários vai ser monitorada via internet por uma central. Tudo será gravado para que em caso de roubos, assaltos ou vandalismo seja possível identificar os responsáveis. De acordo o diretor de planejamento da Urbs, Fabiano Braga Cortes, as imagens ficarão armazenadas por uma semana. “A ideia é que qualquer usuário que tenha sofrido qualquer tipo de ação dentro do sistema possa entrar em contato com a central e ter acesso a essas imagens”, explicou Cortes.

A quantidade de câmeras por veículo ainda será estipulada. Mas a previsão é de que os 2.500 ônibus que rodam pela capital paranaense recebam o equipamento. A instalação será gradual, a partir do primeiro trimestre de 2012, e as primeiras linhas beneficiadas são as Norte-Sul e as do Interbairros.

Esta fase de teste serve para aprimorar o sistema. Como nos primeiros dias usuários mexeram nas câmeras, as próximas vieram com uma proteção.


Fonte: G1 Paraná

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960