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São Paulo: Começa Construção de um viaduto na Marginal Pinheiros e duas passarelas para ciclistas nos parques do Povo e Villa-Lobos

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Após pelo menos quatro  anos de indecisão e brigas na Justiça, a construtora WTorre deve começar a construir até o final do ano um viaduto ligando a Avenida Juscelino Kubitschek à Marginal Pinheiros e duas passarelas para ciclistas terem acesso direto aos parques do Povo e Villa-Lobos, na Zona Oeste da capital.

Considerada a maior obra viária de São Paulo feita pela iniciativa privada, o projeto é uma contrapartida exigida pela Prefeitura de São Paulo para permitir que WTorre levante  o JK Iguatemi, um grande centro de lojas e escritórios na Avenida Juscelino Kubitschek.

A previsão é de que o complexo traga mais 7,8 mil carros por dia à Vila Olímpia, bairro já com graves problemas de trânsito e constantes engarrafamentos. O quarteirão, que hoje abriga a megabutique Daslu e um edifício de escritórios, vai ganhar ainda um shopping, um hotel cinco estrelas, uma torre comercial e seis pisos de estacionamento.

A primeira parte da contrapartida da WTorre foi construir a quarta pista da Marginal Pinheiros, concluída há pouco mais de um mês, ao custo de R$ 40 milhões. A segunda parte inclui um viaduto de duas pistas para dar acesso direto da avenida à pista expressa da marginal, assim como acontece em outros pontos como a Avenida dos Bandeirantes, por exemplo. Há a possibilidade de a Prefeitura, no futuro, construir uma segunda alça que passará sobre o Rio Pinheiros e ligará a Juscelino ao outro lado da marginal, no sentido Interlagos.

Ciclopassarelas/ Já a passarela para os ciclistas vai permitir que os usuários dos parques do Povo e Villa-Lobos tenham acesso direto à ciclovia que passa ao longo do Rio Pinheiros. Além de interligar os dois parques, os ciclistas não vão mais precisar descer e carregar a bicicleta na travessia sobre a Marginal Pinheiros, como acontece hoje nas estações Vila Olímpia, Jurubatuba e na altura da Avenida Miguel Yunes.

Hoje, a ciclovia tem 14 quilômetros e o governo estadual pretende entregar mais 6,4 quilômetros até o final deste ano, levando a faixa exclusiva até a estação Villa-Lobos/Jaguaré. Há previsão também  de novos acessos às ciclovias na pontes Cidade Jardim, Cidade Universitária e Estação Santo Amaro.

Segundo a WTorre, o custo  estimado do viaduto e das duas passarelas para as bicicletas está orçado "entre R$ 40 milhões e R$ 50 milhões para esta fase, mas já foram gastos aproximadamente R$ 40 milhões na primeira fase", diz a assessoria da construtora. O empreendimento WTorre JK vai arcar com esses valores, sendo 70% da construtora e 30% dos controladores do Shopping Iguatemi.

Ainda de acordo com a  assessoria da empresa, o alargamento do trecho da marginal deverá estar pronto "no início do segundo semestre de 2012. O viaduto e as passarelas têm previsão de entrega para inicio de 2013".

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