Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em BH, Sistema eletrônico no transporte coletivo é testado

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, realiza na capital testes do Sistema Inteligente de Transporte Coletivo (SITBUS). Entre as 120 funcionalidades do sistema que serão testadas, salienta-se a implantação de painéis de LCD em 50 ônibus das linhas 8207 e 9206 e em 20 pontos de embarque e desembarque com objetivo de informar passageiros e motoristas.

Dentro dos ônibus das linhas em teste o usuário saberá em que ponto está e qual será o próximo. Já nos pontos, ele terá informação de quanto tempo falta para a chegada de sua linha. O motorista também tem um monitor próximo ao painel do veículo, na qual irão trocar informações com uma central de operações.

O SITBUS é um sistema integrado de gestão, monitoramento e informação do transporte coletivo que, por meio de ferramentas e equipamentos tecnológicos,
tem como objetivo a melhoria da segurança, regularidade, pontualidade e confiabilidade do serviço de transporte coletivo de Belo Horizonte. Foram implantados nos 50 veículos em teste, computadores de bordo, GPS, comunicação via telefonia celular (GRPS), botão para situações de emergência e monitores de informações para os motoristas e passageiros. No itinerário das duas linhas, 20 pontos de ônibus foram equipados com totens informativos, dotados de câmeras para preservar os mobiliários e inibir o vandalismo.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos, Daniel Marx, essas informações disponibilizadas pelos painéis irão possibilitar uma maior comodidade aos passageiros, dando a eles um maior poder de decisão. Por exemplo, se faltam aproximadamente 15 minutos para que o ônibus passe no ponto, o usuário pode decidir se espera ou se vai fazer outra atividade nesse tempo. Daniel explica que os testes visam ajustar esses sistemas, proporcionando confiabilidade dessas informações aos usuários, e assim, criar uma maior atratividade para o transporte coletivo. “A previsão é que, até o fim do ano, 150 pontos de ônibus estejam equipados com os painéis informativos e, em julho de 2013, esse número chegue a 1500 pontos”, salientou Daniel.

O desenvolvimento dos projetos e a implantação do SITBUS são de responsabilidade contratual das Concessionárias do Transporte Coletivo Municipal, já prevista na licitação realizada em 2008.

Objetivos do SITBUS

Ampliar a capacidade de gestão/regulação da BHTRANS sobre a prestação do Serviço de Transporte Coletivo de Belo Horizonte;
Ampliar a capacidade de gestão das concessionárias;
Permitir a operacionalização de mais políticas tarifárias;
Aumentar a confiabilidade dos serviços;
Disponibilizar informações sobre serviços para os usuários por diferentes meios e em diferentes momentos (antes, durante e após deslocamentos);
Contribuir para a ampliação da segurança;                                                                 Reduzir custos operacionais por meio da racionalização dos serviços;
Melhorar a avaliação pela população dos serviços de transporte coletivo.

Informação ao usuário dentro do ônibus – O painel informa o ponto atual em que o ônibus está e qual será o próximo. Essa informação também é fornecida em áudio, viabilizando também a orientação de pessoas com algum grau de dificuldade visual. A tela ainda possibilita que a central de operações comunique algum problema ou informação ao passageiro durante a viagem.

Informações ao usuário no ponto de ônibus – O painel informa quanto tempo falta para que uma linha de ônibus chegue até aquele ponto. Com essa informação o usuário tem como decidir melhor, se aguarda o ônibus ou se realiza alguma outra atividade. Isso viabilizará além de maior comodidade para o passageiro uma maior regularidade do serviço.

Informações para o motorista – Um pequeno monitor possibilita a troca de informações entre a central de operações e o motorista. Por meio dele o condutor será informado sobre algum problema ao longo do itinerário, por exemplo, uma passeata ou manifestação. O monitor irá orientar o motorista sobre o andamento da viagem, se está atrasado, adiantado ou dentro do tempo programado. O motorista também poderá transmitir informações à central de operações.



Informações da BHTrans

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960