Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

População do Rio não sabe como funciona o sistema de transporte BRT

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Uma pesquisa da Coppe/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), divulgada nesta quarta-feira (21), indica 76% dos moradores do Rio não sabem o que significam e como funcionam os BRTs (Bus Rapíd Transit), corredores exclusivos para ônibus que estão sendo construídos - TransOeste, TransCarioca e TransOlímpica.
Além disso, o levantamento constatou que 84% da população carioca desconhecem os quatro projetos de BRTs que deverão ser implantados como parte das obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016.
A pesquisa foi realizada em quatro dias com 140 pessoas, incluindo motoristas e usuários de ônibus, taxistas e proprietários de automóvel particular na Barra da Tijuca e bairros próximos.

O objetivo foi justamente verificar o grau de conhecimento dos cariocas sobre as novas vias. Os resultados indicam a necessidade de uma campanha informativa mais intensa, segundo a Coppe.

Motoristas não trocam carros por ônibus

Também foi constatado que 66% dos donos de automóveis não deixariam seus veículo em casa para se deslocar usando os BRTs. O sistema deverá funcionar com plataformas de embarque, e com ônibus de ar-condicionado e televisão a bordo.

Os motoristas de táxis demonstraram maior conhecimento sobre os corredores: 29% declararam saber o que é um BRT. Eles têm opinião bem parecida com a dos proprietários de automóveis particulares, pois somente 20% disseram que usariam os corredores expressos quando não estivessem trabalhando.
Mais de 70% desconhecem os corredores que estão sendo projetados para a cidade, como parte da infraestrutura viária para os eventos esportivos de 2014 e 2016.

Os pesquisadores também constataram que 74% dos taxistas não possuem outro veículo e, talvez por isso, a grande maioria usa o táxi para se locomover mesmo quando está de folga e não quer abrir mão do veículo.
No entanto, 91% dos usuários de ônibus disseram que usariam os corredores, apesar de 80% não saberem como funciona um BRT.

A sigla BRT pode ser traduzida como Sistema de Transporte Rápido, Sistema Rápido de Ônibus, ou ainda Sistema Expresso de Ônibus. Para utilizar o serviço, os usuários devem comprar o bilhete eletrônico nas cabines das próprias estações ou usar cartões como o RioCard.

Projetos BRTs

Das quatro vias de BRTs projetadas, duas estão com obras em andamento. A primeira é a TransCarioca, com 39 km de extensão e 45 estações, que ligará a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão, passando pela Cidade Universitária. Poderá transportar 400 mil passageiros por dia.

A segunda via é a TransOeste, entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz, com 56 km, 53 estações e previsão de 200 mil usuários/dia.

As outras duas são a TransOlímpica, ligando o Recreio a Deodoro, e a TransBrasil, entre o Centro e Deodoro, passando pela avenida Brasil.

1 comentários:

wline disse...

E o pior, com o desconhecimento básico sobre os BRTs, unidades de moradores da elite, interferem na vida de milhares de usuários populares, manipulando e alterando os projetos muito bem feito. É o caso no RJ da TRANSCARIOCA na Estrada do Engenho da Pedra, onde havería um REVOLUÇÃO social e econômica(amplamente divulgada) e
decidido por 1% de pessoas nada haverá.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960