Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em São Paulo, Corredores de ônibus passam por reformas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Na cidade de São Paulo, um corredor de ônibus de 10,1 km que liga o bairro do Campo Limpo, na zona Sul, ao Centro da cidade está recebendo um novo pavimento. Conhecido como Campo Limpo-Rebouças-Centro, o corredor, originalmente em asfalto, agora passa a ser de concreto. A obra teve início no final de maio e, segundo a assessoria da SPTrans, será concluída em maio de 2012, com investimento total de R$ 22,9 milhões.

Na empreitada, executada pela Soemeg - empresa especializada na prestação de serviços de infraestrutura em geral, como pavimentação, drenagem e saneamento -, a troca do pavimento será dividida em quatro trechos, que compreendem: a Av. Prof. Francisco Morato, a Av. Eusébio Matoso, a Av. Rebouças e a Rua da Consolação. A divisão tem como objetivo minimizar os efeitos no trânsito por conta das interdições necessárias.

De acordo com profissionais da Soemeg, os pavimentos de corredores de ônibus são expostos ao tráfego canalizado de um grande volume de veículos pesados e a baixas velocidades. Na região das paradas, a situação é agravada pelo acréscimo de tensões causadas por frenagem e partidas dos veículos e pela frequente exposição a derramamentos de derivados de petróleo, o que deteriora o ligante asfáltico.

"O pavimento rígido possui resistência elevada ao tráfego de veículos pesados, o gasto com a manutenção é menor e sua vida útil bem superior ao pavimento flexível, compensando no longo prazo seu maior custo de implantação", afirma Renato de Freitas Moraes Rosset, gerente de contrato do consórcio Soemeg - Consladel.

Segundo ele, um fator que tornava menos viável a utilização desse tipo de pavimento nos centros urbanos era seu tempo de execução e liberação para o tráfego. Porém, com o domínio da técnica de execução e o desenvolvimento tecnológico do concreto com secagem e enrijecimento ultrarrápido - de 72 h e até 24 h -, o uso do pavimento de concreto tem sido viabilizado.


Fonte: Infraestrutura Urbana

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960