Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

São Paulo: Sem corredor exclusivo em Cidade Tiradentes, passageiros levam até três horas para chegar a outras regiões

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Levar horas para chegar a outros pontos de São Paulo já é rotina na vida dos moradores de Cidade Tiradentes, no Extremo Leste. O único meio de transporte público disponível para a população é o ônibus. Nos horários de pico, eles ficam lotados. Mas a maior reclamação dos passageiros é a demora para chegar aos destinos, por causa da falta de corredor exclusivo de coletivos no bairro.

O porteiro Antônio Carlos de Jesus Oliveira, 45 anos, utiliza três ônibus de Cidade Tiradentes até seu trabalho, no Sacomã, Zona Sul. Leva, em média, duas horas e meia. "Trabalho à noite, por isso vou no horário mais crítico, após as quatro da tarde." Segundo ele, as filas são inevitáveis em vias como a Estrada do Iguatemi, Rua Inácio Monteiro e Avenida Saturnino Pereira. Antônio comenta que as ruas têm a mesma largura desde que se mudou para o bairro, há 27 anos. Para ele, elas precisavam ser alargadas, porque a região cresce a cada ano, em população e em carros. E, sem corredor exclusivo, os ônibus disputam espaço com os demais veículos. "Se tivesse o corredor, facilitaria muito a nossa vida", afirma.

A vendedora Regina Cássia Batista, 41 anos, que utiliza com frequência ônibus para São Mateus e Guaianases, confirma que as vias principais ficam travadas. Apesar de serem regiões vizinhas, ela leva cerca de uma hora em alguns horários. "No final da tarde é horrível. O ônibus não sai do lugar."

Devido às filas, a dona de casa Aparecida Maria Lígero, 55 anos, leva quase duas horas até Itaquera, onde pega metrô quando vai ao Centro. O trajeto até o destino final chega a três horas. Também gostaria de mais coletivos para ligar as localidades de Cidade Tiradentes. Antes de chegar ao terminal de onde saem as linhas para outros bairros, ela espera até meia hora pela condução.
Foto: Vinicius Pereira

"Tem só uma que passa na minha casa. Deveriam circular mais aqui dentro", diz. Também reclama dos ônibus cheios e cobra a volta dos articulados, que deixaram de circular em abril. Conforme a SPTrans, os ônibus de 18 metros operaram em Cidade Tiradentes em caráter experimental. Foi constatada a inviabilidade da manutenção, pelas características topográficas da região. Voltaram os ônibus normais, em número suficiente, segundo o órgão.

Cidade Tiradentes vai ganhar monotrilho
A SPTrans tinha projeto de corredor de ônibus entre a região central  e Cidade Tiradentes, mas foi transformado em monotrilho, na futura extensão da Linha 2-Verde do Metrô, que privilegia o canteiro central de avenidas, a uma altura de 12 a 15 metros. O primeiro trecho do prolongamento está em construção e contará com as estações Vila Prudente e Oratório, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2013. O segundo trecho, até São Mateus, deve iniciar o funcionamento no segundo semestre de 2014 e a chegada a Cidade Tiradentes está prevista para 2016.

A linha terá 17 estações, dois pátios e 24,5 quilômetros de extensão. A opção pelo monotrilho levou em consideração o tempo menor de implantação em relação ao metrô convencional. Os dois têm velocidade semelhante (máxima de 80 km/h) e são movidos a energia elétrica. Terá capacidade para transportar 48 mil passageiros/hora/sentido.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960