Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Porto Velho terá mais seis quilômetros de ciclovias

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Incentivar uma alternativa de transporte econômico, ecologicamente correto e saudável. Essa é a intenção do prefeito Roberto Sobrinho com a construção de ciclovias na cidade. São seis quilômetros de ciclovias que estão sendo construídos nas laterais das avenidas Vieira Caúla e Mamoré, na zona leste de Porto Velho. São 2,9 mil metros na Mamoré e 3,2 mil metros na Caúla. As duas ciclovias serão interligadas.

A ciclovia é uma dentre várias opções técnicas de segurança de trânsito para melhoria da vida dos condutores e difere da faixa de ciclista por ser delimitada por um canteiro que a separa da pista de rolamento. Já a faixa de ciclista, a demarcação é feita com a pintura na pista. “Andar de bicicleta é uma atitude saudável que faz bem para a saúde e para o meio ambiente porque não provoca poluição. E o que queremos com as ciclovias é incentivar essa modalidade de transporte na cidade, além, é claro, de dar mais segurança na locomoção dos ciclistas que trafegam nessa região da cidade”, disse o prefeito.
De acordo  com Silvana Cavol, secretária-adjunta da Secretária Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), a pista da ciclovia terá largura de dois metros e será revestida com piso intertravado com a colocação de bloquetes. “Essa é uma preocupação a mais com as pessoas que utilizarão as ciclovias, porque redobra a segurança”, explicou a secretária-adjunta.
Silvana Cavol adiantou que piso intervalado são peças modulares de concreto com diversas formas e espessuras, que, dispostas em conjunto, criam grandes áreas de superfície pavimentada de belíssimo efeito estético e é uma solução inteligente para obras viárias, passeios, calçadas, praças, ciclovias, estacionamentos, entre outros.
Possui vida útil longa, baixa manutenção e não requer mão-de-obra especializada para aplicação. Dispensa contrapiso, rejunte e auxilia na drenagem das águas das chuvas. Classificado como um tipo de pavimento semi-rígido, o pavimento intertravado com blocos pré-moldados de concreto permite ainda a execução de reparos sem deixar marcas.
Outra vantagem, é que o piso intervalado dispensa despesas com operações de tapa-buracos, recapeamento e selagens de trincas, comuns em outros tipos de pavimentos. As ferramentas utilizadas tanto no processo de execução quanto no de manutenção são simples, entre elas: compactador vibratório portátil (tipo placa vibratória), pá e vassoura.

Fonte: ImagemNews

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960