Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

No Rio, Pontos de ônibus e trajeto das linhas do metrô na superfície sofrem mudanças a partir de sábado em Ipanema e no Leblon

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Três pontos de ônibus das linhas do metrô na superfície que fazem o trajeto Ipanema/Gávea mudarão de lugar a partir deste sábado, quando começa a funcionar o sistema BRS de corredores exclusivos para coletivos nos bairros de Ipanema e Leblon, na Zona Sul. O trajeto da linha Barra Expresso via Ipanema/General Osório (número 525) também sofrerá mudanças.

Segundo a concessionária Metrô Rio, a parada Estação Nossa Senhora da Paz sai da Rua Visconde de Pirajá, número 259, e vai para a Rua Visconde de Pirajá, número 431. O novo ponto fica próximo à Galeria 444, entre as ruas Garcia D’Ávila e Maria Quitéria. Já o ponto da antiga Estação Garcia D’Ávila, na Visconde de Pirajá, número 483, passa a ser em frente ao numero 577, próximo ao Supermercado Zona Sul, entre a ruas Henrique Dumont e Aníbal de Mendonça. Esse ponto passa a ser chamado de Estação Aníbal de Mendonça. Outro ponto que passará por mudança é a parada da antiga Estação Jardim de Alah, que sai da Rua Ataulfo de Paiva, número 19, e passa para a altura do número 221 da mesma rua, em frente ao shopping Rio Design Leblon, entre a Almirante Guilhem e a Afrânio de Melo Franco. Esse ponto passa a ser chamado Estação Afrânio de Melo Franco.

Foto: Vinicius
Outra mudança será no trajeto da linha Barra Expresso via Ipanema/General Osório (número 525). No sentido Barra, o ônibus não passará mais na orla de Ipanema. O novo itinerário será pelas ruas Prudente de Morais, General San Martin, Afrânio de Melo Franco e Delfim Moreira. Após a orla do Leblon, o trajeto segue como o antigo até o ponto final no Terminal Alvorada. Em direção a Ipanema, o ônibus não passará mais pela Rua Vinícius de Morais e seguirá da Avenida Delfim Moreira para a Epitácio Pessoa, passando pela Visconde de Pirajá até a Estação Ipanema/General Osório.

Com a entrada em funcionamento dos corredores de ônibus BRS no Leblon e em Ipanema, oito linhas não farão parte do sistema, terão os seus itinerários modificados e deixarão de circular na Avenida Ataulfo de Paiva. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, a mudança não acarretará aumento de tráfego em ruas internas do Leblon nem trará prejuízos aos passageiros que as utilizam. As linhas afetadas são a 438 (Leblon - Vila Isabel, via Jóquei), a 439 (Vila Isabel - Leblon, via túnel Rebouças/Jóquei), a 522 (São Conrado - Botafogo, via Jóquei - Circular), 512 (Urca - Leblon, via Copacabana - Circular), a 574 (Glória - Leblon, via Copacabana - Circular), a 591 (São Conrado - Leme, via Copacabana - Circular), a 593 (Leme - São Conrado, via Rocinha - Circular) e a 503 (Botafogo - Alto Leblon, via Copacabana - Circular). Das 55 linhas que passam atualmente nas duas avenidas, 50 permanecerão circulando no BRS e serão separadas em três grupos: BRS1, BRS2 e BRS 3, com 16 pontos.

A portaria que regulamenta e estabelece a faixa preferencial para os ônibus que passam a operar neste sábado, nos corredores BRS (Bus Rapid System) formados pela Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, foi publicada pela Secretaria Municipal de Transportes no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira. As ruas Gomes Carneiro e Francisco Sá também terão faixas exclusivas, integrando-se ao BRS de Copacabana, implantado em fevereiro.

A portaria determina que os ônibus que vão circular no BRS Leblon/Ipanema deverão, ao longo do trajeto, manter acesa a luz baixa dos faróis de dia e à noite. A secretaria determinou também a redução da frota em 10,6% no novo corredor. Além da redução do número de ônibus, a organização do tráfego também vai ajudar na fluidez, contribuindo para reduzir os tempos de viagem nas duas vias.

Das 55 linhas que passam atualmente nas duas avenidas, 48 permanecerão circulando no BRS e serão separadas em três grupos: BRS1, BRS2 e BRS 3, com 16 pontos, seis no Leblon, dez em Ipanema, distantes cerca de 250 metros entre si no caso de pontos de BRS diferentes. As oito linhas que deixam de circular no BRS são a 438, 439, 512, 522 e 574, 503, 591 e 593, todas no trecho entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Bartolomeu Mitre.

Como em Copacabana — primeiro BRS a entrar em operação no Rio — o novo corredor vai funcionar nos dias úteis, das 6h às 21h, nos sábados, exceto nos feriados, de 6h às 14h, permitindo a circulação pelo lado direito da via, apenas de ônibus ou micro-ônibus, de linhas regulamentadas nos respectivos pontos de parada sinalizados; veículos regulamentados e identificados para transporte escolar e táxis com passageiros ou identificados para transporte de portador de necessidades especiais. Podem ainda circular pelo lado direito dos corredores os veículos utilizados para transporte de pessoas com problemas de mobilidade portando autorização específica emitida pelos órgãos de trânsito. Em situações de emergência, essas categorias de veículos podem trafegar fora da faixa exclusiva.

Segundo as portarias da SMTR, os demais veículos somente poderão acessar a faixa exclusiva para fazer a conversão à direita no cruzamento seguinte ou entrar nas garagens existentes na mesma quadra ou acessar as baias de serviço existentes. Terão que obedecer a sinalização existente em cada uma dessas baias, nos horários estabelecidos, sendo permitida a circulação em qualquer faixa de rolamento nos demais horários. Podem fazer o embarque e desembarque de passageiros ao longo do lado esquerdo do sentido do tráfego, nos horários especificados, sendo permitido em ambos os lados nos demais horários. Será proibido o estacionamento de veículos ao longo do lado direito da via em qualquer horário, exceto nas baias existentes, obedecida a sinalização de regulamentadora existente.

O estacionamento nas baias existentes do lado esquerdo do sentido do tráfego deverá obedecer a sinalização de regulamentação existente. O descumprimento dos dispositivos implicará na aplicação das medidas administrativas e penalidades previstas na Legislação de Trânsito em vigor.

No monitoramento do novo corredor exclusivo para ônibus, os controladores da CET-Rio que ficam no Centro de Operações da Prefeitura vão contar com as imagens de três câmeras espalhadas pelas vias, que irão ajudar na fiscalização e na troca de informações com as equipes que trabalharão nas ruas.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960