Mais da metade das estações de metrô de Fortaleza já está em construção

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Seis das onze estações previstas para o Metrô de Sobral, na Região Norte, começaram a ser construídas. A previsão do Governo do Estado é concluir a obra até o fim de 2012. O valor total do empreendimento é de R$ 70 milhões.

O Metrô de Sobral terá 12,2 quilômetros de extensão e contará com dois ramais. O primeiro deles, com 6,4 km, vai compartilhar a linha de cargas já existente, sob responsabilidade da Transnordestina Logística.

Das seis estações em obras, quatro são desse ramal. De acordo com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), as estações Cohab II e Sumaré já contam com fundação, pilares e plataforma da estação prontos. Na Cohab II, está sendo iniciada a montagem da estrutura metálica da estação. Na Dom José, os trabalhos de escavações foram finalizados. A estação Dom Expedito está em fase de construção da plataforma.

O outro ramal a ser implantado, com 5,7 km, vai ligar a região da indústria Grendene à região da Cohab III, passando pelo Centro de Convenções e o bairro Dr. José Euclides, o mais populoso de Sobral. Nesse ramal, a estação Grendene está em fase de montagem da estrutura metálica. A estação Alto da Brasília está com a plataforma sendo construída.
Volta dos trens
Na avaliação do assessor da presidência do Metrofor, Fernando Mota, as obras estão em ritmo acelerado. “À medida que a obra for avançando, as outras estações vão ser construídas com prazo de entrega no fim de 2012”, projeta.

Mota destaca que a volta da construção de trens no Brasil começou pelo Ceará. “Depois de 20 anos sem se construir nenhum trem no País, os trens que rodam no Cariri e que rodarão em Sobral foram construídos em Barbalha. É um fator que deve encher os cearenses de orgulho”, avalia. Os metrôs das duas regiões contam com Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que podem ser movidos a biodiesel.

De acordo com Mota, o Metrô de Sobral funcionará com cinco VLTs, já adquiridos pelo Governo do Estado. A previsão do Metrofor é atender 8 mil passageiros por dia em Sobral, somando os dois ramais.



Informações: O Povo Online


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960