Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Ônibus do Rio vão rodar a diesel de cana

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), o governo do estado e a Prefeitura do Rio lançaram, nesta terça-feira, o Projeto Diesel de Cana. Nos próximos 12 meses, 20 ônibus vão rodar pelas ruas da cidade movidos a diesel de cana, em vez de diesel fóssil.

A Fetranspor vai monitorar para saber se as emissões de gazes poluentes será menor do que as geradas por ônibus movidos a diesel normal, além de acompanhar o desempenho do combustível. As linhas selecionadas para o projeto experimental são a 125 (Central-Praça General Osório) e 409 (Saens Pena - Jardim Botânico) - ambas pertencem à Viação Saens Pena.

Segundo o gerente de Planejamento e Operação da Fetranspor, Guilherme Wilson, toda a parte de manutenção ficará a cargo da federação. Ele diz que o combustível está sendo produzido por um laboratório em Piracicaba, cidade de São Paulo. Como a produção não é em larga escala, o diesel da cana será misturado a outros combustíveis. A proporção será: 30% de diesel de cana; 5% de biodiesel; e 65% de diesel fóssil.
-Estamos esperando uma redução de gazes poluentes em 30% - diz Guilherme.

Também nesta terça-feira, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, anunciou o início da operação de corredores expressos em Ipanema e Leblon. O funcionamento será semelhante ao de Copacabana, porém, os novos corredores contarão com apenas uma faixa para os ônibus, que terão que fazer ultrapassagens em locais determinados e usando uma das duas pistas destinadas aos carros. Além disso, cinco linhas deixarão de circular entre as avenidas Visconde de Albuquerque e Bartolomeu Mitre: 438, 439, 512, 522 e 574.

Segundo o diretor de Comunicação e Marketing da Fetranspor, Edmundo Fornasari, essas linhas terão os itinerários alterados para reduzir o fluxo de ônibus nos dois novos corredores expressos. As linhas 438, 439 e 574 deixarão de passar pela Visconde de Pirajá, em Ipanema, e pela Ataulfo de Paiva, no Leblon. O trajeto vai prever agora passagem pela Visconde de Albuquerque, no Leblon. Já as linhas 512 e 522 não vão mais entrar na Avenida General San Martin, seguindo até o final do Leblon, voltando pela Ataulfod e Paiva. Os ônibus vão entrar pela Bartolomeu Mitre.

Das 55 linhas que passam atualmente nas duas avenidas, 50 permanecerão circulando no BRS e serão separadas em três grupos: BRS1, BRS2 e BRS 3, com 16 pontos, seis no Leblon, dez em Ipanema, distantes cerca de 250 metros entre si no caso de pontos de BRS diferentes.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960