Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Cidades-sede que não tiverem projeto de mobilidade até o fim do ano ficarão fora da Copa

sábado, 9 de julho de 2011

O ministro do Esporte, Orlando Silva, reuniu nesta quinta-feira (7) representantes das cidades-sede da Copa do Mundo para cobrar agilidade nas obras de transporte urbano. Quem não tiver contrato assinado até o fim deste ano poderá ser excluído do mundial.

O ministro fez um “forte alerta” quanto à necessidade de se cumprir o prazo estipulado pela presidente da República Dilma Rousseff. O limite para a contratação das obras de mobilidade urbana é dezembro de 2011. Além disso, um cronograma de execução dos projetos deverá ser apresentado até o fim de 2013.

- As obras de mobilidade urbana que não estiverem com contratos assinados até dezembro desse ano poderão ser excluídas do projeto da Copa do mundo de 2014.

Segundo o ministro, os projetos que não conseguirem cumprir o prazo não serão descartados, mas deixarão de ser prioritários para o governo.

- Os projeto que ultrapassarem esse prazo entrarão em outra programação. Deixarão de ser projetos da Copa e entrarão na rotina de debate com o governo federal.

Esse não é o primeiro puxão de orelha que as cidades-sede levam do ministro Orlando Silva. Em reuniões anteriores, ele vem cobrando mais agilidade na reforma ou construção de estádios.

Nenhum dos estádios das 12 cidades-sede está pronto. Os casos mais preocupantes são de São Paulo, cuja arena ainda está na fase de terraplanagem, e de Natal, que ainda não começou a obra.

- Nós comunicamos detalhadamente nossas preocupações para os responsáveis nos Estados e nos municípios porque o prazo é muito curto.

Em abril, o próprio presidente da Fifa, Joseph Blatter, fez um alerta sobre os problemas nos preparativos para o mundial e chegou a dizer que o Brasil está mais atrasado que a África do Sul, sede do torneio em 2010.

As cidades-sede, porém, acreditam que a Fifa está “exagerando”, segundo relatou o ministro.

- As cidades vão apresentar suas demandas para a Fifa de modo que haja um equilíbrio na relações. Por vezes as cidades acreditam que a Fifa está exagerando em um tema ou em outro então eles querem compactuar com a Fifa o relacionamento da preparação do mundial.

Na reunião, os representantes comemoraram a aprovação pelo Congresso Nacional do RDC (Regime Diferenciado de Contratações), modalidade de contratação que vai acelerar o processo de licitação de obras e serviços destinados ao mundial.

- Eles ficaram satisfeitos com o RDC, que pode criar uma oportunidade de simplificar ritos, acelerar as contratações e se comprometeram a cumprir esses prazos.

Fonte: R7.com

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960