Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Fortaleza vai ganhar 30 Km de ciclovias

sábado, 11 de junho de 2011

Foto: Maria Campelo
A quantidade de ciclovias existentes em Fortaleza não é suficiente para atender a demanda cada vez mais crescente de ciclistas. São atualmente, 65 km. Com a conclusão do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) a cidade ganhará mais 30 km, passando para um total de 95 km. Contudo, apesar de ter aumentado consideravelmente, o número ainda é considerado insuficiente. É o que afirma a educadora Taís Monteiro, 33 anos.

Taís anda de bicicleta desde a infância e, no em 2000, adotou o veículo como meio de locomoção. Porém, ela reclama da falta estímulo, por parte do Poder Público, para que mais pessoas façam o mesmo. Ela afirma que, embora o número de ciclovias tenha praticamente dobrado, ainda é muito pouco.

Durante a gestão da prefeita Luizianne Lins, a Avenida Mister Hull ganhou 2 km de ciclovias. Nas avenidas. Humberto Monte e Bezerra de Menezes as obras encontram-se em execução. Outras vias que também irão receber ciclovias são: José Bastos, Augusto dos Anjos e Germano Franklin. A ideia é interligar as ciclovias que já existem e dar acesso aos terminais do Antônio Bezerra, Papicu, Siqueira e Parangaba.

Alternativa
A situação caótica que se encontra o trânsito de Fortaleza, beirando um colapso, faz com que muitos cidadãos pensem em transportes alternativos. Entre eles, a bicicleta, por ser um veículo barato, rápido e saudável.

O professor Erasmo Belarmino, 37, adotou o veículo de duas rodas como meio de locomoção e garante que foi a melhor escolha que fez, pois ganha tempo para chegar ao trabalho. Além disso, ele destaca que é ecologicamente mais correto, já que não emite gás carbônico para o meio ambiente.

Assim como Belarmino, milhares de trabalhadores, sobretudo de camadas mais humildes, há muito adotaram a bicicleta como meio de transporte. A última ciclovia construída pela Prefeitura, em Fortaleza, foi a da Av. Bezerra de Menezes. No local, grande parte dos transeuntes e ciclistas aprovaram o resultado. "Para mim ficou ótimo, ganhei mais tempo e não tem mais carro para atrapalhar. Agora que eles estão fazendo a limpeza frequentemente melhorou ainda mais. Antes era cheio de lixo, não tinha nem espaço para a gente passar", declara o pedreiro Irnair Rodrigues, 46.

Sérgio Ferreira Lima, 39, que trabalha com serviços gerais, vai diariamente do Henrique Jorge, ao seu trabalho na Av. Bezerra de Menezes. É outro que ficou satisfeito com o resultado. "Melhorou 100%. Antes da reforma eu andava na pista". Ele conta que tirando algumas árvores que atrapalham, a situação melhorou bastante.



0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960