Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

São Paulo: Empresas de ônibus do ABC recebem notas baixas em índice de qualidade da EMTU

sábado, 28 de maio de 2011

Das 16 empresas de ônibus que atuam no ABC paulista, dez receberam notas baixas no prêmio IQT (Índice de Qualidade do Transporte) criado pelo EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), segundo informou o presidente da empresa Joaquim Lopes.

Para avaliar as empresas, a EMTU verifica quatro índices de qualidade: a opinião dos usuários sobre o serviço, à manutenção e conservação da frota, a operação das linhas e a situação econômico-financeira. De acordo com Lopes, o motivo dessas notas ruins (entre 2.33 e 5.86 – em uma escala de 0 a 10) é a idade das frotas.

- Idade média dos ônibus daquela região é em torno de sete anos. É uma das mais antigas, por isso, pesa na qualidade da frota, pesa na operação e reflete na exigência do cidadão que usa todos os dias.

Apesar do alto índice de empresas com notas baixas no ABC paulista, o presidente ressalta que a empresa que teve a maior nota no ranking foi a Concessionária Metra, que opera naquela região. Eles ganharam pelo segundo ano consecutivo o prêmio. 
 Em relação as que tiveram notas baixas, estamos trabalhando para reverter essa situação em um curto espaço de tempo.

Para o IQT foram avaliadas 39 permissionárias e concessionárias, que operam cerca de 800 linhas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas. São 5.400 ônibus e cerca de 2,7 milhões de passageiros por dia.

Índice ajuda a melhorar transporteEste é o sétimo ano do prêmio IQT da EMTU. Segundo a empresa, a partir dos resultados foi possível melhorar as condições dos ônibus. Em 2010, nos índice de qualidade em que os consumidores são ouvidos apontaram uma melhoria no sistema de segurança nas paradas. Entre 2009 e 2010, a empresa instalou em 138 paradas, das três Regiões Metropolitanas, abrigos e plataformas que facilitam o embarque dos passageiros.

Bilhete metropolitano será aceito nas catracas da CPTM e MetrôNesta sexta-feira, o presidente da EMTU também declarou que a partir do dia 27 de julho será testada a integração o BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano) ao Metrô e a CPTM. A princípio, apenas uma estação da CPTM ou Metrô (a ser definida) aceitará o BOM, mas depois esse serviço deverá ser estendido.

Ainda segundo a empresa metropolitana, o objetivo é facilitar a vida dos usuários dos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo que utilizam o BOM. Diferente do Bilhete Único - que integra ônibus, metro e trem - o bilhete metropolitano não terá desconto de integração.

Atualmente, 2,3 milhões de pessoas possuem o cartão BOM. Ele também atende passageiros de oito cidades (Cotia, Taboão da Serra, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Mairiporã, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra e Carapicuíba).


Fonte: R7.com

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960