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Rio lança primeiro ônibus flex GNV e diesel do país

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O governo do estado apresentou, na manhã desta terça-feira, no Aterro do Flamengo, o ônibus com tecnologia GNV e diesel que entrará em testes este ano e poderá ser implantado no Rio na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O novo ônibus foi desenvolvido pelo Programa Rio Transporte Sustentável e tem capacidade para se locomover utilizando até 90% de GNV, emitindo 20% menos gás carbônico que o diesel.
De acordo com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, a CEG vai garantir o abastecimento, criando 57 garagens para atender dois mil ônibus.
— Esse é um dos mais promissores caminhos para chegar 2016 com uma frota limpa, sem poluentes — acrescentou o secretário.
Lopes explicou que o protótipo passará por testes operacionais durante um ano para aprovação de uso comercial e urbano.
- Finalizados os testes, vamos criar um estímulo aos empresários para a troca da frota. Além disso, o dono dos ônibus será atraído por um veículo que pode consumir menos, com custo operacional menor. A vantagem maior é para o cidadão, que vai respirar um ar muito mais limpo - disse Lopes.
Ainda segundo o secretário, existe uma perspectiva muito boa de se baratear a passagem de ônibus no futuro, com a queda do custo operacional.
O projeto, coordenado pelo governo estadual, foi desenvolvido com tecnologia nacional pela Man Latin América, Robert Bosh AL e Volkswagen. O protótipo já foi homologado pelo Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e faz parte de um programa do governo para tornar sustentáveis 100% da frota de transportes do Rio até 2016, ano em que a cidade vai sediar as Olimpíadas.
A presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, comemorou a iniciativa que, segundo ela, vai diminuir significativamente a emissão de gases de efeito estufa e de particulado, um dos principais problemas de qualidade do ar no Rio.


- Como a frota de ônibus é trocada a cada cinco anos aqui no estado, a expectativa é que o Rio tenha em 2016 a maioria dos ônibus flex, assim como hoje o estado tem quase toda a frota de carros leves com motor flex.
De acordo com dados da Secretaria de Transportes, o estado tem cerca de 748 mil veículos com tecnologia GNV e 421 postos de abastecimento de gás natural veicular. A Ceg, da Empresa Gas Natural Fenosa, vai investir a um custo de cerca de R$ 40 milhões em um sistema de abastecimento para suprir a demanda dessa tecnologia até 2016.
A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor) informou que não tem conhecimento do projeto e que por isso não faria comentários sobre a viabilidade de o ônibus com tecnologia flex substituir a frota atual.


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