Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Metrobus melhora qualidade do ar e do transporte público no México

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O metrobus existe na Cidade do México há cinco anos e é sinônimo de bom transporte público. É um ônibus com cara e jeito de metrô. As paradas são verdadeiras estações que ficam suspensas e quando os ônibus chegam, ninguém precisa subir ou descer degraus. Com isso, o embarque fica mais rápido e entram mais passageiros por ônibus, o que barateia a passagem.
Além de bonitos, rápidos e confortáveis, os ônibus do metrobus poluem menos. Segundo as autoridades mexicanas, desde a implantação em 2005, os veículos que circulam por corredores exclusivos deixaram de jogar na atmosfera 80 mil toneladas de dióxido de carbono a cada ano.
“Para cada linha de metrobus, saem de circulação 600 micro-ônibus, que deixam de contaminar 28 mil toneladas de material tóxico. E um único metrobus substitui 60 carros particulares nas ruas, o que dá mais velocidade e pontualidade às viagens”, explica o arquiteto e diretor-geral de planejamento e viabilidade da Secretaria de Transportes, Sérgio Anibal Martinez.
A linha vermelha liga a Zona Norte à Zona Sul da Cidade do México. São 45 estações e o tempo de viagem caiu de duas horas e meia para uma hora e 20 minutos.
Os motoristas não desrespeitam o espaço dos ônibus porque não podem. Os blocos de concreto separam totalmente a via exclusiva para os ônibus e isso garante a rapidez das viagens. Nas outras faixas, fica o trânsito caótico.
Por causa das vantagens, os mexicanos foram convencidos a adotar o metrobus, que transporta 450 mil passageiros todos os dias em seus 50 km de extensão, em três linhas, que cortam a cidade de norte a sul, de leste a oeste.
As mulheres também costumam gostar bastante do metrobus, mas por outro motivo: o carro da frente dos ônibus articulados é de uso preferencial também para elas. No metrobus, 85% das mulheres se sentem seguras e acham que a integridade física e moral delas é respeitada.
Outra novidade na Cidade do México é a integração que eles chamam de “ecobici”, que são pontos de aluguel de bicicletas, que podem ser retiradas e devolvidas em qualquer outro ponto que fica a poucos passos da estação de metrobus. “Eu visito clientes aqui por perto e às vezes pego uma bicicleta, até vestido de terno, pedalo por umas quatro ruas, faço o que tenho que fazer, volto, deixo ela e ainda pego o metrobus”, comenta o empresário Ernesto Fuentes.
A promessa agora é a integração com outros meios de transporte público. A mais nova estação do metrobus faz integração com a estação de trem que fica do outro lado da rua. Ela é toda automatizada. Não tem cabines nem caixas.

Fonte:  G1




0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960