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Volvo apresenta os primeiros lotes dos 383 ônibus para Curitiba e região metropolitana

quarta-feira, 30 de março de 2011

A Volvo apresentou o primeiro lote de 53 ônibus da marca de um total de 383 chassis que a empresa está fornecendo para o sistema de transporte coletivo urbano de Curitiba e cidades da região metropolitana.

Os veículos são dos modelos B340M biarticulado, B340M articulado e B290R, todos produzidos na fábrica da Volvo localizada em Curitiba, sede sul-americana da marca. “É uma das maiores vendas já realizadas pela Volvo para a capital paranaense, dona de um dos maiores, mais eficientes e mais avançados sistemas de transporte coletivo organizado da América Latina”, declara Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

Os ônibus foram adquiridos pelos consórcios Pontual, Transbus e Pioneiro, grupos que congregam 11 empresas de transporte coletivo urbano na RIT (Rede Integrada de Transporte) de Curitiba e região metropolitana.

As entregas se prolongam no primeiro semestre deste ano. “Essa venda reafirma a posição da Volvo como o mais importante parceiro dos operadores de transporte de Curitiba, principalmente em função da grande capacidade de transporte e a eficiência dos chassis da marca no BRT da capital”, afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America. BRT (Bus Rapid Transit) é a sigla em inglês para sistemas organizados de transporte coletivo urbano.

Segundo ele, os chassis adquiridos pelos operadores da RIT destacam as tradicionais vantagens competitivas dos chassis da Volvo, como alta tecnologia, baixo custo por passageiro transportado e menor consumo de combustível. Freio a disco, controle de tração, ABS e suspensão eletrônica são alguns dos itens integrados aos ônibus da marca.

Os ônibus B340M biarticulados terão a cor azul e serão chamados “Ligeirões”, pois vão parar apenas nos terminais de ônibus, tornando as viagens muito mais rápidas. Sensores garantirão ao Ligeirão prioridade nos semáforos ao longo de toda a chamada Linha Verde, por onde rodarão.

Com o deslocamento algumas mudanças, a Prefeitura conseguiu implantar o sistema Ligeirão, com parada apenas nos terminais. O Ligeirão Boqueirão, por exemplo, fará apenas três paradas.

Mais eficiência

“A opção por adquirir os chassis Volvo reafirma uma visão moderna por parte dos operadores de Curitiba e cidades do entorno. O uso desses veículos representa excelente opção para ampliar o atendimento ao usuário, diminuir o tempo de deslocamento e ainda aumentar o número de passageiros”, observa Marco Portes, representante regional de ônibus da Volvo Bus Latin America. “Veículos com maior capacidade de transporte significam menos ônibus nas ruas e menos emissões de poluentes”, diz.

Informações: Volvo do Brasil

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