Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Parte dos ônibus que circulam por Copacabana terá itinerário reduzido

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

RIO - Com a implantação do Bus Rapid Service, o BRS (serviço rápido de ônibus) na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, no sábado, parte da frota de cada uma das 64 linhas e seus serviços (variantes que têm o itinerário ampliado) que trafegam na via terá o trajeto reduzido. O vice-presidente da Rio Ônibus (sindicato das empresas de ônibus da capital), Otacílio Monteiro, informou que alguns coletivos farão o retorno na Avenida Prado Júnior (Copacabana) e outros, na Gávea. O número de veículos que fará o itinerário parcial, deixando de passar por Copacabana, variará por linha. Mas todos eles, garantiu Otacílio, estarão sinalizados:
— Teremos ônibus que vão virar circulares — explicou.

Diferente do que chegou a ser divulgado anteriormente, a Secretaria municipal de Transporte informou nesta terça-feira que não haverá redução de linhas, mas de frota. O número de veículos por hora, nos horários de pico, é que diminuirá de 419 para 320 (24%). Com isso, o órgão pretende aumentar de 13 para 24 quilômetros por hora a velocidade dos coletivos.

Outra novidade que virá junto com o primeiro BRS é a transformação dos 22 serviços em linhas, que ganharão um número. É caso da 125 (Central-General Osório): o seu serviço até o Horto vai virar a linha 124.

Todos os 15 pontos ao longo da Nossa Senhora de Copacabana— a informação inicial era que seriam 18 — ganharão um nome, a exemplo das estações do metrô, e terão identidade visual própria. Os ônibus que passam por Copacabana serão reunidos em três grupos.

Na frente dos ônibus, haverá um adesivo com a sigla BRS e um número, correspondente aos pontos na via. Com seis paradas, as 15 linhas BRS 1 são as do consórcio Intersul (cor amarela) que ligam a Zona Sul ao Centro: a 119 (Praça Quinze-Copacabana) e a 154 (Central-Ipanema), por exemplo. Também com seis paradas, as 28 linhas BRS 2 interligam bairros dentro do consórcio Intersul: a 415 (Usina-Leblon) e a 464 (Maracanã-Leblon) estão entre elas.

Com três paradas, as BRS 3 são operadas pelos consórcios Internorte (cor verde), Santa Cruz (Vermelha) e Transcarioca (Azul). Estes pontos ficarão próximos às estações do metrô Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde.

Veículos escolares poderão parar nas faixas de ônibus
Segundo a Secretaria de Transportes, veículos de transporte escolar poderão parar nas faixas exclusivas para ônibus, embora devam trafegar pela esquerda. Já carros, táxis, vans e caminhões estão autorizados tão somente a entrar em garagens ou dobrar à direita: os que rodarem por mais de uma quadra no corredor dos coletivos serão multados por radares.


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960