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Em São Paulo, Novo plano inclui 36 km de ciclovias e ciclofaixas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O plano de ações na área de transportes lançado ontem pela prefeitura inclui a construção de 24 km de ciclovias (vias específicas por onde as "magrelas" podem circular) e a implantação de 12 km de ciclofaixas (quando apenas uma inscrição no solo é feita, mas sem distinção entre os veículos que usam as faixas), que se unem às já existentes, num investimento estimado em R$ 32,4 mi.

O objetivo é reduzir o número de vítimas do trânsito. Ao lado de pedestres, os ciclistas são os mais vulneráveis nas vias da capital.

Juntos, os 36 km (24 km das ciclovias e 12 km das ciclofaixas) não perfazem nem metade da meta de 100 km estabelecida pela própria gestão Gilberto Kassab (DEM) em 2009, com o objetivo de ser atingida em 2012.

O relatório do próprio governo informa que apenas 3 km previstos para Capela do Socorro (zona sul) foram concluídos.

Lazer

A ciclofaixa que funciona aos domingos na cidade vai ganhar mais 5 km de extensão ainda neste mês. O trajeto que atualmente liga os parques do Povo, Ibirapuera e das Bicicletas, na zona sul, agora também vai chegar ao Villa-Lobos, na zona oeste. Ela será aberta antes do aniversário de 457 anos da capital, dia 25.

A ciclofaixa havia sido anunciada para dezembro de 2009, porém, sofreu sucessivos adiamentos até o novo prazo.

Cicloativistas questionam o fato de ela apenas funcionar aos domingos, das 7h às 14h, e ser apenas uma seção temporária, e não permanente, o que impossibilita o uso em outros dias da semana para outras finalidades além do lazer, tais como para trabalho e estudo.

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