Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Inmetro e Ibametro fiscalizam transporte coletivo de Salvador

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) iniciaram esta semana, em Salvador, a fiscalização em ônibus e micro-ônibus que prestam serviço de transporte coletivo na Bahia.
O objetivo da medida é verificar se os veículos estão devidamente adaptados às normas institucionais relativas às condições de acessibilidade dos portadores de necessidades especiais, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
A fiscalização é regulamentada pelo Decreto Federal 5.296/2004 e, até o dia 31 deste mês, o Inmetro e seus órgãos delegados nos estados vão concluir a inspeção em toda a frota nacional, de aproximadamente 150 mil veículos, abrangendo ônibus de características urbanas e rodoviárias.

Adaptações
Os veículos corretamente adaptados devem ter o selo acessibilidade do Inmetro afixado na porta de serviço dianteira dos ônibus. O selo, de cor laranja, indica que as adaptações estão de acordo com os requisitos estabelecidos pela regulamentação técnica do instituto e que os veículos estão autorizados a trafegar.
"O Inmetro realizou capacitação específica de servidores dos seus órgãos delegados em todo o país. Nos estados do Sul e Sudeste, essa fiscalização já começou", informou Marcos Barradas, responsável pelo Programa Brasileiro de Acessibilidade do órgão.
Em Salvador, o treinamento foi realizado na sede do Ibametro e concluído nesta quarta (1º), com a participação de servidores baianos e dos demais estados do Nordeste.

Eliminar barreiras
Os ônibus adaptados devem ter assentos preferenciais para obesos, idosos, gestantes, deficientes visuais (com espaço na lateral para acomodação de cão-guia), e acesso para cadeirantes, com plataforma elevatória veicular ou rampa de acesso para cadeira de rodas e sua acomodação.
Além disso, terão que eliminar possíveis barreiras que impeçam a livre circulação dos passageiros e exibir letreiros de fácil visualização e leitura.
Os órgãos gestores do transporte coletivo de passageiros ficam responsáveis pela definição do percentual da frota em uso a ser adaptada com elevadores para cadeira de rodas e pela fiscalização do cumprimento da regulamentação.
A partir de 18 de dezembro deste ano, os veículos das categorias urbanas e rodoviárias devem ter, além das adaptações de acessibilidade, a certificação compulsória do Inmetro, que será evidenciada por meio da aplicação de um Selo de Identificação da Conformidade (Placa Indelével).

Fonte: Governo da Bahia

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960