Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em João Pessoa, STTrans amplia faixa exclusiva para transporte coletivo na Capital

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) vai implantar, a partir da próxima semana, uma área de faixa exclusiva para o transporte coletivo no Centro da Capital, no trecho do Parque Sólon de Lucena até o Viaduto Damásio Franca. A medida visa dar prioridade ao tráfego de ônibus, na região central da cidade, tornando o serviço mais ágil e confortável ao usuário do sistema. Com a mudança, a STTrans busca diminuir os congestionamentos em horários de pico, a partir do disciplinamento e reordenamento do trânsito.

Segundo a superintendente da STTrans, Laura Farias, a intenção é disciplinar o tráfego para melhorar o conflito hoje existente entre o anel interno da lagoa e a Avenida General Osório, onde o volume de veículos que circula pelo trajeto é intenso. A sinalização horizontal foi implantada no último fim de semana e os ônibus já passaram a contar com uma faixa exclusiva para eles. No entanto, apenas com a implantação da sinalização vertical, que ocorrerá esta semana, os veículos de passeio terão que se adequar à mudança, deixando de utilizar a faixa exclusiva.

"Os agentes de trânsito passarão este período orientando os motoristas para a mudança que está ocorrendo, para evitar confusões. Por enquanto não podemos fiscalizar a faixa para que ela seja de fato exclusiva dos ônibus porque falta a sinalização vertical, mas o ideal é que os motoristas também já comecem a se adequar à faixa exclusiva", afirmou o chefe da Divisão de Sistema Viário, Sanderson Cesário.

Trecho exclusivo – Para dar mais fluidez às cinco mil viagens, realizadas pelas 92 linhas que circulam diariamente na Capital, a nova área, será ampliada em aproximadamente três quilômetros, na área central, dando continuidade a partir do Parque Sólon de Lucena, no anel interno, seguindo pelo Viaduto Miguel Couto, Avenida Cardoso Vieira, Avenida Candido Pessoa e Avenida Sanhauá. Após o Terminal de Integração do Varadouro, a faixa exclusiva prosseguirá pela Rua Padre Azevedo, Rua Padre Meira, até o cruzamento da Avenida General Osório com Rua Guedes Pereira. As paradas não sofrerão alterações quanto ao local de embarque e desembarque de passageiros.

Sinalização – A sinalização horizontal (marcação, pintura viária e taxões), implantada no pavimento durante o último fim de semana, delimita o trecho de faixa exclusiva dos ônibus e demais veículos nas vias. Falta apenas a sinalização vertical (placas de regulamentação e advertência), que será instalada esta semana.

Nas primeiras semanas da alteração, a Superintendência vai realizar uma avaliação e se houver necessidade poderá efetuar ajustes. Agentes de Trânsito e fiscais de Transporte estarão percorrendo todo o trecho para monitorar, fiscalizar e orientar os condutores.

A STTrans irá comunicar às empresas concessionárias sobre essas mudanças para que os motoristas de ônibus sejam informados e respeitem as faixas exclusivas. "Além de diminuir os transtornos dos congestionamentos, a criação das faixas viabilizará a redução do tempo de viagem dos ônibus, atraindo a população para o uso desse transporte, gerando diminuição da quantidade de veículos nas ruas da cidade", comentou o diretor de Transportes da STTrans, Adalberto Araújo.

Fonte: PB Agora

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960