Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Transporte: o problema de Alckmin

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ser o governador do estado mais rico do país é um desafio complexo.  Geraldo Alckmin (PSDB) foi eleito no primeiro turno com 50,63% dos votos e 99,08% das urnas apuradas até o fechamento desta edição. Ele derrotou o senador petista Aloizio Mercadante, que teve 35,22%.
Entre os problemas a serem enfrentados por Alckmin um se destaca e tem conexões com vários outros: o transporte urbano, aéreo e de cargas. Também preocupam a situação da hidrovia Tietê-Paraná, que é subutilizada, e dos aeroportos do interior, com poucas rotas e que aguardam a definição se serão privatizados ou não.
Um exemplo desses problemas é a Copa do Mundo de 2014. Para o professor de Management da FGV Fernando Arbache, se São Paulo não investir corretamente nas soluções de transporte urbano de massa  o estado deixará de ganhar bilhões de reais.
“Os aeroportos terão que dar conta de um volume de turistas muito maior do que comportam hoje. O trânsito na capital está à beira do caos e vai piorar até a Copa”, falou. Para o professor, é necessário investir urgentemente em soluções de médio prazo para trânsito urbano. “Se não for assim, os turistas não conseguirão sequer ir a restaurantes e shoppings e deixar dinheiro aqui”, falou.
Segundo Joseph Barat, especialista em transportes e presidente do conselho de desenvolvimento das cidades da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de São Paulo), o problema  também está na esfera de decisões da política de transportes, que não levam em conta os problemas do estado.

“É necessário que essas políticas sejam decididas localmente, com base nas necessidades daqui e não nacionalmente”, afirmou. “Órgãos federais, como a Infraero, não podem ter poder de decisão sobre o que precisamos em São Paulo”, defendeu.
A poluição é outra ponta do problema dos transportes. Para o médico Paulo Saldiva, professor da Universidade de São Paulo e especialista em poluição aérea, é urgente que o governo faça investimentos na melhoria das frotas, na fiscalização dos combustíveis e em soluções de trânsito urbano para desafogar o trânsito. O gasto é  R$ 1,5 bilhão com saúde no estado por causa da poluição.

Fonte: Rede Bom Dia

Share |

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960