Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Fiscalização já reprovou metade dos ônibus do Rio

quinta-feira, 2 de setembro de 2010


No dia em que a prefeitura publicou, em Diário Oficial, os nomes dos quatro consórcios vencedores da licitação de ônibus, todos formados por empresas que já operam o transporte público do Rio, outra informação divulgada pelo município, pôs em xeque a qualidade da concorrência pública: 50% dos veículos fiscalizados nos últimos 5 meses foram reprovados e retirados das ruas.

Dos 831 ônibus interceptados por fiscais da Secretaria Municipal de Transportes entre março e agosto, 421 foram retirados de circulação, sendo que 66 deles eram ‘piratas’ — ou seja, não estavam cadastrados na Prefeitura do Rio para transportar passageiros com fim remunerado.

Apesar dos índices negativos, o processo de licitação excluiu apenas sete das 47 empresas de ônibus que já operam no sistema. Mesmo com a certeza de que algumas vencedoras estão na lista negra das irregularidades, a secretaria acredita que o processo não está comprometido. “Existem empresas que ganharam, mas que tiveram carros reprovados. Não há problema nisso, porque a licitação vem para definir novas regras, e nossa fiscalização vai aumentar”, explicou o subsecretário de Fiscalização de Transportes, coronel da Polícia Militar Eduardo Frederico Cabral de Oliveira.

As principais infrações encontradas pelos fiscais foram pneus carecas; extintor vencido; placa ilegível; veículo não licenciado e carroceria e pintura danificadas.

O Ministério Público informou que, em 2003, chegou a ingressar com mais de 40 ações, contestando a concessão de linhas de ônibus. Na mais recente licitação, não foi definido se será tomada alguma medida.

Remodelamento só deve iniciar nas férias do fim de ano

Apesar de já ter definido que quatro consórcios vão administrar as linhas de ônibus na cidade, a Prefeitura do Rio ainda não tem os planos de cortes e de inclusões de carros que serão adotados em cada bairro. O remodelamento, segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, só vai acontecer após a implantação do Bilhete Único, esperada para daqui a dois meses, e será feito em etapas.

As mudanças devem começar a ser sentidas pela população em dezembro, mês escolhido por causa das férias escolares. “Vamos fazer um estudo para saber como o sistema vai funcionar com o Bilhete Único. Diante disso, definiremos como ficarão as linhas. É certo que haverá redução nas zonas Sul e Norte e aumento de carros, que pode chegar a 300, na Z. Oeste”, disse Sansão.

Toda frota com GPS e câmeras

Seis meses após a assinatura do contrato de concessão com os consórcios — o que deve ocorrer em 15 dias —, os ônibus estarão equipados com GPS e câmeras de vídeo. O prazo foi definido no edital e, caso as empresas não cumpram, podem perder o direito de operar.

Em nota, a Rio Ônibus disse que as frotas ainda terão que se adaptar para a bilhetagem eletrônica e com o uso dos demais equipamentos de controle de segurança.

Fonte: O Dia Online


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960