Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Terminal de ônibus em Sorocaba tem “achados e perdidos”

quinta-feira, 12 de agosto de 2010


Tesoura de jardinagem, capacete, controle remoto, colchão de ar, guarda-chuvas, bíblia, livros, óculos, bota e casaco infantil. Esses são alguns dos objetos esquecidos por usuários do transporte coletivo de Sorocaba e que estão no “Achados e Perdidos” que funciona no Balcão de Informações do Terminal São Paulo.
Realizado pela Urbes – Trânsito e Transportes, o serviço recebe de 30 a 40 objetos por dia, entre documentos e outros pertences, que são trazidos geralmente pelos motoristas e usuários de ônibus. De acordo com a Urbes, de janeiro a maio deste ano o serviço registrou cerca de 2.400 objetos esquecidos, sendo que 1.140 foram devolvidos aos seus respectivos donos.
Todo o serviço é centralizado no Terminal São Paulo, assim como tudo o que é encontrado “perdido” no Terminal Santo Antônio ou em uma das Áreas de Transferência é levado ao Balcão de Informações do Terminal São Paulo.
Vilma Fátima Soares Cacace, funcionária responsável pelo serviço de “Achados e Perdidos” da Urbes, conta que sempre que existe um telefone ou endereço junto com o documento ou objeto perdido ela tenta localizar o proprietário, mas nem sempre tem resultado. “Nós temos muita dificuldade em encontrar os donos dos objetos e por isso pedimos às pessoas que perderam algum objeto nos ônibus ou nos terminais que venham até o Terminal São Paulo para buscá-los”, explica.
Quando os donos não são encontrados, os objetos são guardados e permanecem durante 30 dias no local. Após esse período, se o dono não vier resgatar seus pertences, os objetos são doados à Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (ABOS). Já no caso de documentos, os funcionários guardam em um envelope e arquivam em ordem alfabética.
O caso da gerente administrativa Arlete Fraga da Mota não foi esquecimento. Há cerca de um mês furtaram a carteira dela quando estava em um hipermercado da cidade. A partir daí foi um transtorno, principalmente porque ela teve que solicitar a 2ª via de todos os seus documentos.
A sorte dela foi que, na semana passada, a sua carteira foi parar no “Achados e Perdidos” do Terminal São Paulo e a Urbes conseguiu encontrá-la. “O serviço deles é maravilhoso, a Vilma me tratou super bem. Fiquei muito feliz em recuperar meus documentos e a minha carteira, que é um mimo pra mim. Só levaram os meus R$ 50”, conta Arlete. O mimo, segundo Arlete, é porque ela ganhou a carteira do genro.

Como proceder

As informações para quem perdeu algum objeto podem ser obtidas pessoalmente ou por telefone. No entanto, a entrega é feita somente ao proprietário, que deve detalhar o tamanho, a cor ou qualquer outra característica que identifica o item perdido de seu dono. Já no caso de documentos de identidade, os pais por estarem identificados também podem retirá-los no balcão da seção.
Os objetos perdidos ficam à disposição dos proprietários no balcão de informações do Terminal São Paulo de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h e das 14h às 17h. As informações podem ser obtidas também pelo telefone (15) 3231.0814, no mesmo horário, ou pelo site da Urbes (http://www.urbes.com.br/), no Fale Conosco.

Fonte: Jornal Ipanema


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960