Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Metrô de SP instala redutores de vão de plataformas nas estações

sexta-feira, 20 de agosto de 2010


Para tentar evitar a ocorrência de acidentes e aumentar a segurança dos passageiros, principalmente das crianças e dos idosos, o Metrô de São Paulo começou a instalar nesta semana redutores de vão nas plataformas das estações Sé, da linha 1-Azul, e Corinthians-Itaquera, na linha 3- Vermelha. Feito de poliuretano de cor amarela, os redutores medem aproximadamente cinco centímetros de largura.

O vão existente entre os trens alinhados e a área de embarque é maior nas estações construídas em trechos de curvas, como na São Bento, na linha 1 -Azul. Geralmente, passageiros desatentos ou com mobilidade reduzida inserem os pés no espaço, acidentalmente e podem se ferir. Esse tipo de acidente já foi registrado, mas sem gravidade, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão. Não foi informado o número de acidentes ocorridos nos últimos meses.

Até ontem, o novo equipamento só estava no sentido Jabaquara da estação Sé, mas o metrô promete colocar os redutores nas quatro plataformas existentes na estação. Para os passageiros que passam rapidamente pelo local, o novo item de segurança passou despercebido.

Acompanhada pelo filho de 7 anos, a operadora de telemarketing Sheila Rodrigues Ventura, 29, que vinha da estação Palmeiras-Barra Funda, diz que a criança quase se machucou ao desembarcar na Sé. "Na hora em que a gente foi sair do trem, empurraram e ele quase caiu no buraco". Ela lamenta a falta de respeito dos passageiros.

O desrespeito dos passageiros que utilizam o transporte também foi o principal motivo do ferimento de um usuário. "Outro dia, estava aquele empurra-empurra, uma pessoa pisou falso e caiu no buraco", conta o vendedor Josué Araújo Filho, 50. "Agora, isso poderá ser evitado".

Com carrinhos cheios de roupas, a vendedora Sônia Regina de Alcântara, veio de Mongaguá (no litoral de São Paulo) para fazer compras na região do Brás (no centro de São Paulo). Para voltar para casa, ela enfrentou dificuldades para entrar com a mercadoria no vagão. "Isso vai melhorar muito para todos nós. Já vi tanto sapato caindo na linha. Já que colocaram o equipamento aqui [na Sé], poderiam colocar em todas as estações também."

Com 93 anos, a aposentada Maria da Silva, disse que conhece várias pessoas que já se machucaram no vão do metrô, mas diz que nunca teve problemas, pois sempre ficou atenta. "Se tivesse algo para ficar mais próximo seria melhor para qualquer pessoa, independente da idade", diz.

O Metrô diz estudar a colocação do dispositivo em outras estações. A instituição não divulgou o valor gasto com os equipamentos.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960