Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

DF: Obras do VLT são retomadas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010


Pegando emprestado o título do primeiro disco da Plebe Rude (1985), banda de punk rock brasiliense, O Concreto já Rachou resume o atual estágio das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que integra o pacote dos preparativos de Brasília para o Mundial de 2014.

Paralisadas desde o dia 18 de junho, as obras do VLT foram retomadas nesta quinta-feira (26). Durante o intervalo de mais de dois meses, houve um desmoronamento dentro do canteiro da obras do leito do trem que causou fissuras no asfalto do Setor Policial Sul. Uma dessas rachaduras, na lateral esquerda da pista, no sentido Asa Sul/Aeroporto, acabou motivando a interdição da pista pela Defesa Civil por risco de desmoronamento.

O chefe do Departamento de Obras da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), órgão responsável pela obra, Francisco de Assis Mesquita, alerta que a situação é urgente. “Nós precisamos concluir imediatamente o desvio. Com a chegada das chuvas, a tendência é que a situação fique mais difícil, levando à interdição até mesmo da outra pista”, afirma.

As obras do VLT ficaram suspensas por um embargo extrajudicial feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no dia 18 de junho. De acordo com o Metrô-DF, as exigências foram atendidas e os documentos e projetos, que motivaram o embargo, já foram apresentados. O cronograma será reestruturado e haverá novo prazo para concluir os trabalhos.

Pioneirismo

A construção do VLT entre o Setor Policial Sul e o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck foi planejada para adequar a cidade à realização do Mundial de 2014. O projeto fará de Brasília a primeira cidade latina a oferecer uma tecnologia de metrô leve, com a primeira linha ligando o aeroporto às zonas sul, norte e central, incluindo região hoteleira. A proposta é desafogar o trânsito e reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Aos brasilienses resta saber até quando esperar por essas melhorias? O trânsito no local já é um dos mais problemáticos da cidade. Imaginem agora com uma pista a menos…

Fonte: Terra ''De Olho em 2014''


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960