Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Teresina: Bilhete eletrônico deve entrar em circulação no próximo mês

sexta-feira, 30 de julho de 2010


Os usuários de ônibus de Teresina passarão por mais uma modificação no sistema de transporte coletivo. A partir de 16 de agosto deve entrar em vigor os cartões magnéticos de vales eletrônicos, que substituirão os bilhetes em papel, tal como aconteceu com os vales estudantis. A medida faz parte da integração das linhas de ônibus que só deve entrar em 2011.

O superintendente da Strans, Ricardo Freitas, afirmou que a medida trará uma série de benefícios. “O patrão compra o vale não precisará mais sair com um pacote do vales, bastará depositar o dinheiro e creditar aos funcionários. Outra vantagem é que elimina a burocracia, já que aquilo na prática é dinheiro. Além disso, torna o trâmite mais rápido, elimina o excedente de vale e a venda paralela”, pontua. Ele descreve ainda que se o empresário não distribuiu todos os vales aos funcionários, os créditos podem ser repartidos no mês seguinte.
Freitas afirma que a implementação do sistema eletrônico ocorrerá de forma transitória até a total eliminação dos vales de papel, o que deve ocorrer em um prazo de dois a três meses, período no qual os dois tipos de bilhete devem circular ao mesmo tempo. “O vale não foi criado para haver um comércio paralelo. A intenção é disseminar ao máximo possível (a bilhetagem eletrônica)”, diz. Segundo ele, o pagamento da passagem com dinheiro não será extinto e os usuários que não recebem vales nos locais onde trabalham poderão comprar cartões avulsos.

Integração

O superintendente afirma que a bilhetagem eletrônica e a padronização dos ônibus urbanos fazem parte da integração das linhas. Entretanto, ele admite que este projeto só deve entrar em vigor em meados de 2011. “Tenho receio em dizer uma data limite, mas o certo é até o final de 2011. Esse projeto é prioridade do prefeito Elmano Férrer. Estamos nos preparando agora para captar recursos nos órgãos de fomento”, afirma. Freitas afirma que a construção dos terminais de integração, por exemplo, dependerá de recursos da prefeitura e do governo federal.

Fonte: CidadeVerde


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960