Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Corredor Expresso alivia trânsito em Niterói

segunda-feira, 19 de julho de 2010


Ônibus de um lado, carros de outro. O modelo, consagrado em Curitiba e adotado em cidades como Goiânia e São Paulo, chegou ao Estado do Rio com a implantação, pelo governo Sérgio Cabral, em março deste ano, na Alameda São Boaventura, em Niterói, do projeto Corredor Viário. Na nova estrutura, o fluxo é dividido em faixas exclusivas para ônibus e torna mais eficiente o embarque e desembarque de passageiros.
- Melhorou muito porque, antes, era carro junto com ônibus e eu ando muito de ônibus. De manhã e à tarde era muito ruim, com tudo engarrafado – diz a doméstica Maria José Gomes, de 54 anos, e há 40 morando no bairro Fonseca, cortado pela Alameda.
Ela ainda ressalta as melhorias nas plataformas de embarque:
- Agora tem lugar para a gente subir e descer.
O ambulante Agenor Praxedes de Araújo, que perdeu a perna após um atropelamento, elogia a facilidade de acesso após a obra. Foto: Cris IsidoroO ambulante Agenor Praxedes de Araújo, que perdeu a perna após um atropelamento, elogia a facilidade de acesso após a obra. Foto: Cris Isidoro
O sistema vai além do ordenamento físico do trânsito, um sistema de monitoramento permanente do fluxo de veículos também foi instalado. Além disso, todas as seis plataformas de embarque possuem equipamentos para pessoas com necessidades especiais, como pisos táteis para deficientes visuais e rampas de acesso para cadeirantes. A altura dos locais de embarque também foi adequada.
- Antes era mais difícil subir porque era muito alto – diz o ambulante Agenor Praxedes de Araújo, 63 anos, que perdeu a perna esquerda após um atropelamento há 22 anos.
Ele conta que morou por 40 anos no Fonseca, antes de se mudar para Laranjal, em São Gonçalo. Todos os dias, porém, ele passa por ali, em direção ao Rio, onde vende seus produtos, e destaca que não há mais “tumulto” no trânsito com a mistura de “ônibus com carrinhos miúdos”.
Após anos de espera, o sistema de corredores expressos começa a ser implantado também na capital, onde será construído o BRT (Bus Rapid Trafic), na Avenida Brasil. Desta maneira, estima-se que será reduzido em 59% o número de ônibus municipais e em até 49% os intermunicipais na via.
- Antes (os ônibus) demoravam séculos. Agora tem até lugar para sentar, mas chega rápido – resume a estudante Elysah Sodré Silva, 18 anos, à espera da condução, na plataforma Getulinho.

Fonte: site do governador Sérgio Cabral Filho

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960