Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Motoristas e patrões tentam acordo para evitar greve de ônibus em Natal

quarta-feira, 16 de junho de 2010


Empresários e trabalhadores do setor de transporte coletivo de Natal voltam a se reunir na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, às 11 horas de hoje, numa última tentativa de fechamento de acordo salarial para os motoristas, cobradores e despachantes de ônibus.

As duas partes conversaram ontem na antiga DRT, na Ribeira, mas resolveram adiar a rodada de negociação para o último dia do prazo, que é hoje, antes de tomarem uma decisão sobre uma eventual greve dos trabalhadores do setor de transporte coletivo. Em virtude disso, também foi adiado de hoje para a próxima terça-feira, dia 22, a reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), da 21ª Região, para o caso de não haver um acordo na instância inferior.

“Nós estamos fazendo uma discussão com a categoria para decidir o acordo até às 9 horas de amanhã (hoje)”, dizia o presidente do Sintro-RN, Nastagnan Batista.Batista disse que a categoria não tem como aceitar a proposta do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Urbanosde Natal (Serturn), que é de 3,5% de reposição salarial e para o vale-alimentação. “A tentativa agora é de uma conciliação, para que não seja necessário ir ao TRT”, afirmou ele.

O sindicalista afirma que o sindicato patronal precisa apresentar uma proposta, que não leve os trabalhadores irem à greve e, assim, “prejudicar a população”. Segundo Batista, a proposta patronal está longe do que a categoria pede de reajuste salarial, que é de 15%. Os trabalhadores reclamam que os 3,5% de reajuste não se aproximam, sequer, dos índices inflacionários do IPCA, que é de 5,22% e do INPC, de 5,49%.

O diretor de Comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, afirmou que não pode falar ainda, mas já tem em informações de que os trabalhadores “aceitaram em reduzir o percentual de reajuste que apresentaram”, mas isso ficou para ser apresentado, oficialmente, na reunião que as duas partes terão, hoje.

Já o Seturn continua insistindo que dentre as 109 cláusulas do acordo coletivo de trabalho, existem aquela alternativa de reajuste indireto de salários, como cesta básica, quinquenios e vale-refeição, que podem ser uma compensação para os trabalhadores que vêm percebendo reajuste com índice abaixo da inflação.

Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960