Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Fortaleza: Sufoco nos terminais e nas ruas no primeiro dia de greve

quarta-feira, 9 de junho de 2010


No início da manhã e fim da tarde, as pessoas sentiram os transtornos de não ter ônibus disponíveis na cidade

A greve dos motoristas, trocadores e fiscais de ônibus, em Fortaleza, provocou transtornos a população, fato já esperado. Mas, os problemas foram bem menores do previsto, muito provavelmente pelo percentual da frota de ônibus circulando. Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), trafegaram entre 49% a 64% da frota, sendo este último às 8h45.

Os problemas maiores foram registrados no período da manhã. Nas primeiras horas do dia, os terminais de integração ficaram lotados com passageiros enfrentando o sufoco para conseguir se deslocar por Fortaleza. Muitas pessoas chegaram atrasadas no trabalho.

Nos terminais do Siqueira e Parangaba, houve também quem desistisse do embarque. A opção pelo veículo particular congestionou várias ruas e avenidas de Fortaleza. Apesar do anúncio antecipado da paralisação do sistema de transporte público, muitos usuários não conseguiram buscar maneiras alternativas para se deslocar e acabaram encarando a confusão nos terminais.

"Cheguei aqui no Siqueira (terminal) às 5 horas, como costumo fazer todos os dias e até agora (6h50) não consegui entrar no ônibus Siqueira/Barão de Studart", conta a cozinheira Erli Braga Barbosa, que reside no Bom Jardim, periferia da cidade.

Por volta do meio dia, os grevistas fecharam, por uma hora, o terminal da Parangaba. Colocaram três veículos na entrada e saída do local, impedindo a circulação dos carros. Segundo o diretor técnico do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, informou que a paralisação atingiu somente os veículos que estavam no interior do terminal. "Aqueles que estavam fora conseguiram contornar para o desembarque dos passageiros". Para ele, a ação justifica o pedido de abusividade da greve.

Já o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro) nega que tenha fechado o terminal. A assessora jurídica, Eliana Ferreira, informou que foi realizada apenas uma pequena assembleia com os trabalhadores que não estavam trabalhando, ou seja, os 30% liberados pelo TRT para participar do movimento grevista.

No período da tarde, motoristas de ônibus realizaram mobilização em frente a empresas de transporte na Capital. Uma das empresas a receber a visita dos manifestantes foi a Dragão do Mar, no Passaré. O objetivo dos grevistas foi tentar convencer outros colegas de profissão a aderir ao movimento.

Também à tarde, as pessoas voltaram a sentir os transtornos de não ter ônibus disponíveis. A fonoaudióloga Nínive Tavares, que trabalha no Centro, passou meia hora esperando a saída de um veículo no fim de linha, próximo ao colégio Liceu. Mas a espera foi em vão. Com o tempo corrido, ela decidiu pegar um mototáxi para chegar até o Benfica. "Chegaram três ônibus, mas os motoristas se negavam a sair", reclamou.

Já nos terminais, o movimento ficou mais intenso no fim da tarde. Com filas imensas e longa espera, o sufoco era grande para conseguir pegar um ônibus. O problema maior foi a demora, resultado da lentidão proposital dos motoristas. Além disso, eles não estavam pegando passageiros nas paradas, como informaram alguns usuários.

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960