Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Trensurb: Novo Sistema Integrado de Transporte é apresentado a secretários

segunda-feira, 31 de maio de 2010


A Trensurb apresentou, na sexta-feira, dia 28 de maio, o andamento do projeto do Novo Sistema Integrado de Transporte no Eixo Norte/Nordeste aos secretários de Transporte e Mobilidade Urbana das cidades de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Cachoeirinha e Gravataí.
Segundo o coordenador Institucional do Projeto e Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Canoas, Luiz Carlos Bertotto, o objetivo do encontro é apresentar os avanços do trabalho, além de fortalecer a idéia principal, que é a integração dos municípios. “Temos que formar um grupo mais político, que discuta as relações entre as prefeituras para que possamos levar o projeto adiante”, disse Bertotto.
Os representantes de cada prefeitura receberam relatório preliminar para o acompanhamento dos estudos técnicos realizados pelo Grupo de Trabalho da Trensurb, abordando assuntos como os benefícios da integração no transporte para municípios e população, andamento do estudo de implantação, diagnósticos, prognósticos e pesquisas.
Os principais benefícios do Sistema Integrado são: amento da quantidade de passageiros transportados pelo trem, eliminação da concorrência e da sobreposição de oferta nos corredores, melhor aproveitamento da oferta de transporte coletivo, redução dos custos de operação, redução dos tempos de viagem dos usuários, redução dos custos tarifários.

Mobilidade urbana integrando municípios
Para o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, “a expectativa é que as prefeituras possam ter uma única licitação para o sistema ao invés de cada prefeitura ter a sua”, dando agilidade ao processo e garanta uma implantação a médio prazo.
O diretor de Mobilidade Urbana de São Leopoldo, Sandro Della Mea Lima, ressaltou, na mesma linha de pensamento dos demais presentes, a importância do trabalho que está sendo desenvolvido.
“Creio que nunca se conseguiu fazer um estudo dessa amplitude. Esse trabalho possui o diferencial de nos ajudar a formular o desenho estrutural da mobilidade urbana. É importante que os municípios se unam na busca da execução deste projeto”, disse Sandro.
Para os próximos meses, foram previstas mais reuniões entre a Trensurb e os municípios, com a finalidade de que todos os envolvidos acompanhem o desenvolvimento do projeto, que tem previsão de conclusão dos estudos técnicos em novembro deste ano.
Também estiveram presentes, pela Trensurb, o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Humberto Kasper; o diretor de Administração e Finanças, Ney Michelucci; o diretor de Operações, Paulo Renato Amaral; o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Ernani da Silva Fagundes e o gerente de Mobilidade Urbana, Sidemar Francisco da Silva, além dos membros do Grupo de Trabalho da Trensurb responsáveis pela coordenação do projeto, Aldir Seifried e Rita de Cássia Zignani.

Fonte: Comunicação Trensurb S/A

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960