Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Viação Modelo é a empresa com mais reclamações em Aracaju

sábado, 24 de abril de 2010


O transporte coletivo de Aracaju está passando por uma de suas piores fazes, em termos de atendimento aos milhares de usuários que diariamente sofrem com os péssimos serviços prestado pelas empresas de ônibus da capital Sergipana.
Mas a empresa que mais chamou a atenção quando as reclamações, foi a VIAÇÃO MODELO que, segundo declarações de um usuário revoltado com o serviço, disse que a empresa “procurou a dedo” motoristas que não respeitam as pessoas.
Após as denuncias, a redação do FAXAJU, foi verificar de perto o que realmente estava acontecendo, e a surpresa veio logo no inicio da reportagem. Às 14:55h desta sexta-feira (23), o ônibus da VIAÇÃO MODELO que faz a linha Augusto Franco/Bugio, de prefixo 9704, deixou mais de 5 passageiros na avenida Barão de Maruim, no ponto que há entre a avenida Gonçalo Prado e rua Lagarto. (no sentido Augusto Franco/Bugio).
Em alta velocidade, o motorista só conseguiu parar o veiculo aproximadamente 50 metros após a rua Lagarto. A reportagem do FAXAJU flagrou o desrespeito e procurou ouvir os usuários que ali se encontravam. Todos foram unânimes em afirmar que isso ocorre diariamente e que, quando ligam para a empresa essa promete “punir com rigor” o motorista, porem os fato se repetem diariamente, como o comprovado e registrado pelo FAXAJU.
Outra reclamação feita a redação e comprovado pelo jornalista, é no horário que essa empresa faz, entre 05:00h e 05:10h. Nesse horário, no mesmo percurso (augusto Franco Bugio), por saber que não haverá punição e nem cobrança dos órgãos competentes, a VIAÇÃO MODELO, coloca dois ônibus no mesmo horário. Ai começa o sofrimento do usuário que alem de acostumado com o sofrimento, não tem a quem reclamar. O primeiro que passa nesse horário, normalmente vem com cerca de 20 pessoas e por isso não para nos pontos, que há na avenida Maranhão, esquina com a rua Bahia, e o que vem logo em seguida, e em alta velocidade, também não.
Vários usuários que precisam desse meio de transporte, começam o dia com constrangimento tendo que às vezes sair correndo no meio da rua para poder ir ao local de destino, como se a empresa e esses motoristas estivessem fazendo algum tipo de favor.
Uma coisa chamou a atenção da reportagem quanto aos abusos de motoristas. Reclamações são feitas diariamente tanto na SMTT quanto na empresa, porem nada é feito para coibir esses abusos. “Isso interessa a quem. A quem interessa manter essas empresas irresponsáveis e sem compromissos com o cidadão. A quem interessa manter uma “modelo”, que só causa constrangimento para o usuário. Essa é uma pergunta que apenas o superintendente da SMMT pode responder.
A reportagem do FAXAJU, vai acompanhar a partir de hoje, e monitorar os horários, percursos e velocidade desses ônibus, talvez assim os órgão competentes resolvam fazer alguma coisa.
É preciso que algum fiscal, se é que há, ande em um desses coletivos para acompanhar e ver como alguns motoristas dirigem. Como são feitas as frenagens, como são feitas as curvas, principalmente próximo ao terminal do mercado.

Fonte: Faxaju

9 comentários:

Verônica disse...

Dia 06/09/10, por volta das 18h30min, um ônibus da linha Circular Indústria e Comércio 2, da viação modelo, de número 9910, parou em frente ao shopping Jardins, porém fora do ponto, pois havia um cadeirante para descer. Até aí tudo bem. O problema é que ele abriu a porta dianteira do ônibus e um outro veículo da mesma linha que vinha atrás não parou no ponto, assim os usuários que estavam esperando a condução correram para pegar aquele que estava com a porta dianteira aberta, enquanto o cadeirante descia pela porta do meio. Quando cheguei ao ônibus, junto com um rapaz, o motorista arrastou enquanto subíamos. Quase caí e o rapaz também. Quando o rapaz disse: motorista, estou subindo; Espere; O sr parou fora do ponto. O motorista tomou uma postura agressiva e insultou o rapaz de forma constrangedora. Pedi ao rapaz que não desse ouvidos ao motorista e o rapaz fez isso, mas ainda assim, os insultos continuaram sem fim.
A questão é: por pouco o rapaz, eu e outros usuários não perdemos as duas conduções. Os motoristas pararam fora do ponto e o do ônibus 9910 ainda abriu a porta dianteira fora do ponto. Estávamos errados em correr para entrar no ônibus? Por que então o motorista não esperou os usuários entrarem no veículo? Quase caí. Se tivesse caído e me machucado, quem iria prover os custos do acidente? Quem iria cuidar da minha integridade?
Tive sorte, assim como rapaz que passou pela mesma situação. Por pouco não sofremos um acidente e ainda fomos insultados verbalmente. Sinceramente, eu tenho vergonha de convidar amigos de outros estados e cidades para conhecer Aracaju, pois, sei que correrão riscos com o transporte urbano e ainda serão desresperitados sem motivos.
Pelo amor de Deus, está não é a primeira vez que acontece isso. Façam alguma coisa. Vai ser preciso alguém morrer para que os donos de empresas de ônibus ou os órgãos reguladores tomem providênicas? Pegamos o transporte porque precisamos. Pagamos por ele, e em troca temos: insultos, desrespeito, arrogância, prepotência, negligência, ...? SINCERAMENTE, NÃO SEI MAIS O QUE ESPERAR! Aracaju é uma cidade modelo. Tem a melhor qualidade de vida... Tem também os piores motoristas, os piores ônibus, os piores fiscais desse tipo de serviço...
Não existe isso de desrepeitar quem utiliza do serviço urbano. Esse motorista é um dentre os vários que já tive o "desprazer" de encontrar.
Mas, alguém até poderia dizer: o motorista está estressado, cansado! Bom, isso não justifica arrogância e prepotência.
Espero uma atitude da SMTT em relação a esse motorista e essa empresa. Espero, como cidadã e usuária, que a SMTT possa punir e orientar esses e demais prestadores do serviço de transporte, de que desrespeito é crime. Negligência é crime.

Verônica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Verônica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

No dia 07 de dezembro de 2010, ao passar na avenida Engeheiro Gentil Tavares (CEASA), no trecho entre a avenida Airton Teles e a avenida Coelho e Campos fui fechada pelo ônibus Nº 9248, da Viação Modelo , o qual virou o retrovisor do lado o motorista e arranhou a lateral do mesmo lado.
Devido a velocidade do mesmo (que não parou para ver o que aconteceu e acelerou ainda mais), somente foi possível anotar o número do mesmo (Nº 9248), mas não foi possível anotar a placa.
Como os ônibus são rastreados por GPS é possível verificar que coincide o horário e local onde este ônibus estava às 22:3 h (de acordo com o relógio do paniel do meu veículo).
Desta forma solicito providências no sentido de educar este motorista, uma vez que o que ocorreu comigo hoje é uma situação comum com a maioria dos ônibus da cidade de Aracaju, prejudicado não só motoristas e seus veículos como também pedestres.
Agradeço se puderem tomar providências, como também pelo retorno quanto a minha reclamação.

Anônimo disse...

nem um onibus de aracaju pode passar de 60 km porque eles tem um disco q gurda a velocidade.quando o motorista for entregar o onibus na garagem eles olhão o disco.e si o motorista passou da velocidade permitida ele toma uma punição.ASSIM EH NA VIAÇÃO TROPICAL E PROGRESSO.NAO SEI NA AUTO VIAÇÃO MODELO

Anônimo disse...

A Viação Modelo é realmente um modelo... modelo de incompetência, irresponsabilidade e falta de respeito para com os passageiros/usuários. Hoje o motorista fez o favor de fechar a porta quando eu estava descendo, me deixando presa. Metade minha ficou dentro do ônibus, e outra metade fora. Que legal, não? ¬¬
E o que eu fiz? Nada. Só anotei a placa. Denunciei e processei.

Anônimo disse...

A Viação Modelo é realmente um modelo... modelo de incompetência, irresponsabilidade e falta de respeito para com os passageiros/usuários. Hoje o motorista fez o favor de fechar a porta quando eu estava descendo, me deixando presa. Metade minha ficou dentro do ônibus, e outra metade fora. Que legal, não? ¬¬
E o que eu fiz? Nada. Só anotei a placa. Denunciei e processei.

Anônimo disse...

A Viação Modelo é realmente um modelo... modelo de incompetência, irresponsabilidade e falta de respeito para com os passageiros/usuários. Hoje o motorista fez o favor de fechar a porta quando eu estava descendo, me deixando presa. Metade minha ficou dentro do ônibus, e outra metade fora. Que legal, não? ¬¬
E o que eu fiz? Nada. Só anotei a placa. Denunciei e processei.

Unknown disse...

Não sei porque as autoridades ainda permiti que empresas de transportes como esta que aí esta trabalhem em Aracaju. Hoje mesmo o Onibus que faz a linha Sanatório Centro aqui em Aracaju Não colaborou com os idosos para que o mesmo subissem pela porta do Meio haja visto a grande aglomeração na porta dianteira (principal), resultado ficaram todos apertados ali naquele pequeno espaço do Motorista a Catraca, era bom que fatos como este nao mais aconteça vamos respeitar idosos os dirigentes da Modelo um dia vao envelhecer e quem sabe vão precisar do tomar algum ônibus por aí

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960